Polícia prende homem que fazia a filha refém no Jardim América

Um homem fez a filha, de apenas um ano e três meses, refém na noite de ontem (13), no setor Jardim América, em Goiânia. Segundo informações da polícia, Alex Santos Sousa, chegou a ameaçar a criança com uma faca em seu peito e dizia que iria matá-la para não poder ficar dela e de sua ex-companheira.

Equipes da Rotam e Bope foram acionadas e se deslocaram até o local. De acordo com a corporação, quando eles chegaram à residência, Alex já ameaçava a filha com a faca e a tinha como refém. O motivo seria um desentendimento com a ex-companheira, e mãe da criança, que não queria reatar o relacionamento.

Após o início das negociações, o homem se exaltou e colocou a filha sobre o chão, encostando a faca em seu peito, e afirmando que mataria a criança caso a mulher não voltasse para ele. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia, após estes minutos de tensão, policiais da Rotam assumiram a negociação enquanto agentes do Bope se posicionaram taticamente caso fosse necessária alguma intervenção.

Um policial militar, a paisana, se passou por um advogado e conseguiu acalmar Alex, que ainda continuava com a criança no colo e a faca em ameaça. Mais de duas horas após o início da negociação, as equipes conseguiram convencer o homem a entregar a criança e se posicionaram para recebê-la das mãos de Alex. Porém, o homem se exaltou novamente e não queria mais cumprir o acordo, ameaçando novamente a criança com a faca, momento que as equipes policiais militares o imobilizaram e resgataram a criança das mãos pai, que já possui antecedentes criminais.

Alex foi conduzido até a Delegacia da Mulher, onde foi autuado em prisão em flagrante por ameaça e cárcere privado qualificado.

A companheira do homem e mãe da criança informou aos agentes que o suspeito já havia cometido as mesmas ameaças em dezembro de 2016 no estado do Tocantins, fazendo com que a Justiça do Estado concedesse medidas protetivas à mulher, porém, o casal voltou com o relacionamento pouco tempo depois.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp