O jovem negro Matheus Ribeiro foi acusado por um casal de brancos de furtar uma bicicleta no último sábado (12), no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. Ele tentou explicar que a bike elétrica era dele, mas os dois insistiram até descobrirem, por si próprios, que o rapaz estava certo. Na noite de quarta-feira (16), porém, policiais da 14ª DP prenderam o suspeito do furto, Igor Martins Pinheiro.
Depois do constrangimento, Matheus acusa o casal, Mariana Spinelli e Tomás Oliveira, de racismo. “Em nenhum momento, tanto diante da narrativa do Matheus, como diante da narrativa dos investigados, veio aos autos qualquer menção por parte destes no sentido de terem realizado alguma ofensa expressa de caráter racial. Razão pela qual, com base também na análise dos elementos objetivos do fato, da análise do caso concreto, não houve instauração de procedimento para apurar o crime de injúria racial, e sim o crime de calúnia”, disse a delegada Natacha Oliveira ao G1.
Matheus já disse em outras entrevistas que os jovens não fariam aquela abordagem se ele fosse branco. “Se eu fosse branco não seria abordado de tal forma”, disse.