Polícia recupera dez mil documentos antigos que foram roubados

Um professor da de história da rede municipal de ensino é acusado de roubar documentos dos séculos XVIII e XIX que foram furtados do Arquivo Histórico do Estado de Goiás, em Goiânia. Segundo as investigações, Tayrone Zuliane de Macedo, de 41 anos, foi o responsável por pegar os documentos ilegalmente.

O delegado responsável pelo caso, Luciano Carvalho, falou sobre os documentos. “São milhares de documentos avulsos. Documentos policiais, mapas estatísticos, datada do século XIX. Ele era um pesquisador que tinha acesso freqüente ao local. A gente acredita que paulatinamente ele estava subtraindo os documentos”.

Ainda de acordo com as investigações, os documentos roubados serviriam de base para a tese de doutorado do professor. Tayrone frequentou o acervo entre 2005 e 2012 e sua pesquisa estava relacionada a criminalidade no planalto central. Para isso ele recolhia páginas que continham documentos sobre a polícia, seus dados e orçamento.

O pesquisador alegou que iria devolver os documentos após a conclusão da pesquisa. Ele irá responder em liberdade pelo crime de furto. De acordo com o delegado, a investigação durou cerca de cinco meses e teve colaboração de denúncias anônimas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos