Polícia retira adesivos de viaturas falsas e libera carros usados em gravação de série a produtora
Recentemente, a Polícia Civil retirou os adesivos que identificavam como viaturas falsas dois veículos que foram apreendidos durante as filmagens de uma série em Tremembé (SP). Os carros não tinham autorização dos órgãos de segurança e acabaram sendo confiscados pela polícia.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os veículos foram liberados após a realização de perícia e a retirada total dos adesivos. No entanto, as investigações continuam no sentido de apurar possível adulteração dos veículos para a gravação da série.
As duas viaturas falsas, que representavam uma da Polícia Militar e outra da Polícia Penal, foram flagradas pelas câmeras da Prefeitura de Tremembé e acionaram a Polícia Militar. Após a abordagem, foi constatado que os veículos estavam sendo utilizados na série sem a devida permissão dos órgãos de segurança, resultando na apreensão dos carros.
De acordo com Marcus Querido, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Tremembé, as câmeras inteligentes instaladas na cidade identificaram as placas fora do padrão, o que gerou o alerta para a abordagem. A falta de autorização das autoridades competentes para a utilização das viaturas falsas constitui uma irregularidade grave no processo de filmagem.
O caso foi registrado na delegacia de Taubaté e classificado como adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O boletim de ocorrência também ressalta que, apesar das placas falsas nos veículos terem finalidade cenográfica, os responsáveis agiram com imprudência ao não buscarem autorização prévia para as filmagens.
Após a ocorrência, a produtora responsável pelas filmagens informou que estava regularizada junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para utilização do local. A Polícia está apurando as irregularidades e aguarda a manifestação da Amazon, que é responsável pela série em questão. O incidente serve como alerta sobre a importância de seguir os protocolos de segurança e de obtenção de autorização para filmagens em locais públicos.