Press "Enter" to skip to content

Policiais atiram quase 100 vezes e matam jovem negro durante abordagem nos EUA

Última atualização 11/04/2024 | 14:15

Policiais de Chicago no Estados Unidos (EUA) atiraram cerca de 96 vezes em um jovem negro, Dexter Reed, de 26 anos, durante abordagem de trânsito. Câmeras corporais dos policiais gravaram toda a ação.

 O caso só ganhou repercussão depois que imagens das câmeras corporais dos agentes foram divulgadas. Segundo o Gabinete Civil de Responsabilidade Policial (Copa), Dexter, teria efetuado o primeiro disparo contra os policiais, que revidaram com dezenas de tiros.

Jovem teria se recusado a obedecer a ordem dos policiais para descer do carro. A troca de tiros durou cerca de 42 segundos. Um policial ficou ferido. O fato aconteceu em 21 de março, mas as imagens só foram divulgadas hoje. No EUA as imagens têm realizado  um papel de conscientização e compreensão sobre os tiroteios envolvendo policiais.

Segundo a CBS News, o jovem tentou subir a janela do carro logo após abrí-la, e os agentes começaram a dizer repetidamente para que ele não fechasse e destrancasse as portas do veículo.

Em comunicado, a polícia alegou que a abordagem foi motivada por violação do uso de cinto de segurança. No entanto, em uma carta enviada ao superintendente de polícia, Larry Snelling, a chefe da Copa, Andrea Kersten, questiona a veracidade da alegação.

 Família acredita que Dexter foi assassinado. A defesa questionou “por que os policiais táticos pularam de um carro da polícia sem identificação com as armas em punho por uma simples infração de trânsito de não usar cinto de segurança?” e afirmaram que o fato dos oficiais terem recarregado suas armas e depois voltado a atirar confirma que o caso foi “simplesmente um assassinato’’.

ASSISTA AO VÍDEO: