Policiais dão “mata-leão” em homem na Asa Norte: mãe relata abuso da polícia contra pai do filho de 5 anos em Brasília

policiais-dao-22mata-leao22-em-homem-na-asa-norte3A-mae-relata-abuso-da-policia-contra-pai-do-filho-de-5-anos-em-brasilia

Abordagem na Asa Norte: ‘Policial não queria deixar eu me aproximar do meu filho’, diz mãe da criança

Diego Torres foi detido com ‘mata-leão’ e socos no rosto, na frente do filho. Ele foi levado para uma delegacia e a criança foi deixada sozinha. Testemunhas ligaram para mãe do menino, que foi até o local.

Policiais civis dão “mata-leão” em homem que levava filho de 5 anos no carro, em Brasília.

Um homem que levava o filho, de 5 anos, no carro foi detido com um “mata-leão” e socos no rosto, pela equipe da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (9), na quadra 112 da Asa Norte, em Brasília.

Diego Torres, de 42 anos, foi levado para uma delegacia e seu filho foi deixado sozinho naquele local.

Testemunhas ligaram para a mãe da criança, Gabriela Furquim. Ela relata que, ao chegar no local, um policial tentou colocá-la numa viatura e não queria permitir sua aproximação do filho.

Mãe diz que filho ficou sozinho depois que pai foi levado pela polícia.

De acordo com Gabriela, as pessoas que testemunharam a situação afirmaram que Diego Torres não resistiu à abordagem policial.

DIEGO FOI AUTUADO POR 3 CRIMES

Na delegacia, Diego Torres foi autuado em flagrante pelos crimes de dano, resistência e evasão do local de acidente de trânsito e posteriormente foi liberado.

Na noite de quarta-feira (9), a Ordem de Advogados do Distrito Federal (OAB/DF) emitiu uma nota expressando seu descontentamento com a prisão violenta e irá solicitar o afastamento dos policiais envolvidos.

Já na manhã desta quinta-feira (10), a governadora em exercício, Celina Leão, informou à TV Globo que solicitou à Corregedoria da Polícia Civil do Distrito Federal que investigue o caso.

COMO FOI A ABORDAGEM DOS POLICIAIS

As imagens registraram dois policiais empurrando o homem algemado contra um carro enquanto a criança permanecia dentro de outro veículo. Em seguida, um dos policiais, usando uma blusa branca, aplicou um “mata-leão” no motorista, o derrubando no chão. Em outro momento, é visível o mesmo policial desferindo socos na cabeça de Diego Torres. A criança, que testemunhava a cena dentro do carro, foi retirada do veículo por uma mulher. O pai foi mantido imobilizado até a chegada de uma viatura e então foi conduzido à delegacia.

MOTIVO DA ABORDAGEM

Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal, o motorista colidiu com uma viatura e fugiu. Os policiais relataram que ele teve uma atitude de desobediência e não colaboração, sendo necessário o uso de algemas.

Diego Torres alegou que a viatura estava sem identificação e não conseguiu reconhecer os agentes da PCDF.

A criança, conforme a versão dos policiais, foi assistida por uma cidadã até a chegada da mãe.

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil do Distrito Federal esclarece que ocorreu uma colisão entre um veículo particular e uma viatura policial na região da 115 Norte na tarde de quarta-feira (09). Após a colisão, o condutor do veículo particular fugiu, desrespeitando ordens de parada emitidas. O acompanhamento policial continuou até a região da 112 Norte, onde o veículo foi interceptado.

Durante a abordagem, o condutor apresentou comportamento agressivo, resultando na necessidade de utilizar algemas para assegurar a segurança da intervenção. Ficou constatado que havia uma criança no veículo, a qual foi acolhida por uma cidadã até a chegada da mãe. As providências legais foram tomadas e os fatos estão sendo investigados pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil do DF.

O indivíduo foi autuado em flagrante pelos crimes de dano, resistência e evasão do local de acidente de trânsito. Após assinar o termo de compromisso de comparecimento, foi liberado. Uma cópia do procedimento foi encaminhada à Corregedoria-Geral da PCDF para ciência e ações necessárias.

Leia mais notícias sobre a região no portal DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp