Servidores da Polícia Penitenciária de Goiás realizam manifestação desde o início da manhã desta quinta-feira (13/5) em frente ao Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Eles reivindicam promoções, reajuste salarial dos vigilantes temporários e o chamamento de 424 aprovados em concurso realizado em 2019.
Já o Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás (Sinsep-GO) não está participando da manifestação e está em tratativa com o governo.
Em nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que está empreendendo esforços para garantir melhorias para a categoria dentro dos limites legais. Sobre a convocação de novos candidatos do cadastro reserva, o órgão ressaltou que o Governo de Goiás “estuda a possibilidade de chamamento de forma gradual, conforme necessidade da Administração”.
A DGAP justificou que decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) impedem o Estado de aumentar gastos com pessoal, além de ter de reduzir despesas a fim de readequá-las aos limites legais.