Um policial militar de folga, de 28 anos, reagiu a uma tentativa de assalto e matou um suspeito de 21 anos na tarde do último sábado, 10, no bairro Jabaquara, zona sul de São Paulo. O incidente foi registrado por câmeras de segurança na rua Barrania, por volta das 16h, mostrando o momento em que o assaltante, em uma moto, aborda um carro branco, modelo Hyundai HB20, onde estavam o policial e uma mulher.
Nas imagens, é possível ver o suspeito se aproximando do veículo armado. A mulher sai do carro e se afasta rapidamente, enquanto o policial reage à abordagem. O PM desce do veículo e dispara 10 vezes contra o assaltante, que tenta fugir, mas é atingido e cai, deixando sua arma no chão. O suspeito foi socorrido e levado ao Hospital Saboya, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), tanto a arma do policial quanto a do assaltante foram apreendidas e encaminhadas para perícia. O caso foi registrado como resistência, morte decorrente de intervenção policial e tentativa de roubo pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou um inquérito para investigar os fatos.
A Polícia Militar informou que acompanha o desenrolar das investigações. O episódio gerou debate sobre a atuação de policiais de folga em situações de assalto, ressaltando a importância de apurar as circunstâncias e a legalidade da intervenção.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)