Policial é afastado após agredir jovem durante abordagem no Ceará

Agente que agrediu a vítima foi afastado das funções pela Polícia Militar. Nesta quarta-feira, uma câmera flagrou o agente dando socos no jovem já rendido na frente de familiares. O jovem foi agredido por policial militar durante a abordagem em Sobral, no Ceará. “Falou que já tinha quebrado o celular de um advogado e que não dava em nada”. O entregador Gabriel Júlio disse que o policial Daniel Monteiro Batista minimizou o fato de quebrar o celular dele durante uma abordagem em Sobral, no interior do Ceará. O militar foi filmado agredindo o jovem de 18 anos na frente de familiares em uma segunda abordagem, também nesta quarta-feira.

Gabriel mencionou que, antes da abordagem em que foi agredido, já havia sido rendido pela mesma equipe de policiais no mesmo dia. Na primeira vez, os policiais pediram para que ele desbloqueasse o celular – o que ele se recusou a fazer. Com isso, o cabo Daniel Monteiro teria quebrado o celular dele. Devido ao celular quebrado, Gabriel xingou os policiais, o que resultou em uma segunda abordagem – culminando na agressão. “Eu, já equivocado, estressado com a situação que eles pegaram meu celular e fizeram isso, errei. Naquele momento, eu xinguei a composição dele, mas, em nenhum momento, isso justifica o que ele fez comigo”, lamentou o jovem.

Durante a agressão, Gabriel sofreu diversos ferimentos, incluindo a quebra de um dente e ferimentos na cabeça. Além disso, ele relatou ameaças de morte por parte dos policiais. A Polícia Militar informou que abriu um procedimento para apurar o fato e afastou o policial agressor das funções operacionais. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) está investigando a ocorrência no âmbito administrativo.

O policial militar Daniel Monteiro Batista está sendo investigado por dois casos de abuso de autoridade. Um dos casos ocorreu em Fortaleza, em junho de 2023, e outro em outubro do mesmo ano. Ambos estão em fase de inquérito policial, sendo responsabilidade da polícia. A justiça determinou que os autos retornem ao Ministério Público para ciência e manifestação da instituição. Em relação aos casos, o Tribunal de Justiça do Ceará está acompanhando e aguarda os desdobramentos. Os vídeos que mostram a agressão ao jovem em Sobral continuam repercutindo, ressaltando a importância da punição e responsabilização dos agentes por atos de violência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp