Vídeo: Policial fica ferido, um suspeito morre e dois são presos após confronto na GO-040, em Valparaíso de Goiás

Uma perseguição policial deixou ferido um militar das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) na GO-040, em Valparaíso de Goiás, na noite desta segunda-feira, 17. A equipe foi acionada após o assalto de um carro por três suspeitos de terem cometido o crime. O trio roubou o veículo de um idoso e fugiram pela rodovia em direção a Luziânia, no entorno do Distrito Federal.

No confronto, o grupo teria se recusado a parar o carro, conforme os policiais ordenaram. Um dos homens foi baleado e morreu no local. Os outros dois foram encaminhados para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do Céu Azul. O policial se machucou no lado direito do rosto, mas passa bem. 

O crime ocorreu por volta das 20 horas, mas a vítima só conseguiu ajuda quando um homem ofereceu carona para encontrar policiais militares. O idoso informou o ocorrido aos integrantes da Rotam. Eles começaram a patrulhar a região e avistaram o veículo na rodovia.

O carro foi devolvido à vítima e um revólver calibre 38 que estava com os suspeitos foi apreendido. A interceptação do trio levou alguns minutos, o que causou congestionamento na GO-040. No entanto, ninguém se feriu no tiroteio.

De acordo com o Código Penal, o roubo é a subtração de coisa móvel alheia para si ou para outra pessoa mediante grave ameaça ou violência. A pena prevista é de quatro a dez anos e multa. A lei também prevê aumento de pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, utilização de arma, auxílio de mais uma pessoa e restrição de liberdade da vítima.

Assista o vídeo abaixo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp