Policial filmado agredindo jovem em Sobral é investigado por abuso de autoridade
Agente que agrediu a vítima foi afastado das funções pela Polícia Militar. Nesta quarta-feira, uma câmera flagrou o agente dando socos no jovem já rendido na frente de familiares.
Jovem é agredido por policial militar durante abordagem em Sobral, no Ceará.
O policial militar Daniel Monteiro Batista, que agrediu um jovem em uma abordagem em Sobral, é investigado em inquéritos por dois casos de abuso de autoridade. Ele foi filmado (veja no vídeo acima) agredindo o rapaz de 18 anos, nesta quarta-feira (4).
Gabriel foi abordado, rendido e agredido na frente da mãe e do padrasto. Uma câmera de segurança gravou o momento em que quatro policiais (três homens e uma mulher) passam em frente ao comércio da família da vítima.
Ao perceber a presença dos agentes, o rapaz xingou a equipe. Logo em seguida, um dos militares, Daniel Monteiro Batista, rendeu o jovem e o agrediu com vários socos.
Além da agressão contra o jovem, o vídeo mostrou a mãe questionando a ação do policial e o padrasto filmando com o celular. Um policial o forçou a parar a filmagem.
A Polícia Militar informou que instaurou um procedimento para apurar o fato e afastou o policial agressor das funções operacionais. “A Corporação não compactua com nenhum desvio de conduta de seus integrantes, bem como, preza, incansavelmente, pela dignidade da pessoa humana e o respeito a todos, especialmente quando da realização de suas ações”, disse a PM.
VEJA O QUE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ DISSE SOBRE CADA UM DOS PROCESSOS:
🗃️ Abuso de autoridade em Fortaleza, em junho de 2023: Os autos também tratam-se de inquérito policial, de responsabilidade da polícia. De acordo com as últimas movimentações, em 8 de outubro deste ano, o Poder Judiciário abriu vistas ao Ministério Público para ciência e manifestação.
🗃️ Abuso de autoridade em Fortaleza, em outubro de 2023: Os autos estão em fase de inquérito policial, que é de responsabilidade da polícia. Nessa fase, os autos são remetidos ao Poder Judiciário para eventuais necessidades de expedição de alguma ordem ou procedimentos judiciais. Conforme pesquisa, entre as últimas movimentações, os autos foram remetidos ao Comando-Geral da PMCE para a realização de diligências. No último dia 28 de agosto, a Justiça determinou que os autos retornem ao Ministério Público para a devida ciência e manifestação da instituição.
CELULAR QUEBRADO
Mãe afirma que o filho teve o celular quebrado por agente momentos antes de ser agredido pelo PM, em Sobral. — Foto: Arquivo pessoal
Gabriel teve o aparelho celular quebrado por um dos agentes momentos antes da agressão, segundo a mãe da vítima. “Eles [policiais] abordaram meu filho, viram que ele não estava com nada, aí perguntaram de onde ele vinha. Ele falou que vinha de uma entrega de amaciante e sabão. Os policiais pediram para ele desbloquear o celular, aí ele disse que não ia desbloquear porque todo dia era abordado e tinha o celular desbloqueado. Aí no momento de ódio do policial, não sei, ele [militar] pegou o telefone do meu filho, jogou na parede e não satisfeito arremessou no segundo andar de uma casa,” disse Franciele Santos Cunha.
Conforme Franciele, quando o adolescente o filho respondeu a atos infracionais por porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal. Porém, depois dessas ocorrências, ele não se envolveu em outros delitos e trabalhava como entregador no comércio da família. “Por isso ele teve aquela reação. Não estou defendendo ele, porque se ele errou, se ele desacatou a autoridade, a possibilidade do policial era ter feito o quê? Algemado ele e levado para a delegacia, porque lá ele ia responder por desacato e eu ia levar a prova do que eles fizeram com o celular dele”, afirmou a mãe. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que investiga a ocorrência no âmbito administrativo.
Policial militar agride homem durante abordagem em Sobral, no Ceará. — Foto: Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: 50 vídeos