Em uma operação conjunta, a Polícia Penal de Goiás, em parceria com o Departamento de Análise Criminal e Inteligência da Polícia Nacional da Bolívia, prenderam um foragido brasileiro em Santa Cruz de La Sierra, nesta sexta-feira, 2. O indivíduo, natural de Guanambi (BA), é considerado de alta periculosidade por homicídios e tráfico de drogas.
Investigado por oito homicídios a mando da organização criminosa “Bonde do Maluco – BDM”, aliada ao Primeiro Comando da Capital, o preso já havia fugido duas vezes da Bahia, sendo recapturado em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A prisão ocorreu após a Polícia Penal de Goiás identificar sua verdadeira identidade em colaboração com as autoridades bolivianas.
O foragido, que estava em liberdade condicional desde janeiro de 2024, confessou estar em Santa Cruz de La Sierra para negociar com traficantes locais a obtenção de peças da substância cloridrato de cocaína, destinadas ao Mato Grosso do Sul. Com envolvimento no tráfico internacional, ele escapou de uma abordagem recente em Campo Grande, deixando para trás mais de R$ 700 mil em drogas e uma prensa hidráulica.
Recolhido pelo sistema penitenciário boliviano, o foragido terá sua extradição solicitada pelas autoridades brasileiras. A operação reforça a cooperação entre as forças policiais de ambos os países no combate ao crime organizado transnacional.