Nesta terça-feira (27/08), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado na Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse. O titular da SES-GO, Rasível Santos, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade.
O CEO é o primeiro serviço odontológico de abrangência macrorregional fora da capital habilitado pelo Ministério da Saúde nas policlínicas estaduais. Rasível Santos destacou que, com a inauguração e pleno funcionamento do CEO, o governo avança no processo de Regionalização da Saúde em Goiás e, ao mesmo tempo, cumpre um dos pressupostos da Política Nacional de Saúde Bucal.
“Atuamos com o propósito de proporcionar o atendimento à saúde integral e qualificado o mais próximo possível do cidadão. Com o CEO, os moradores da Macrorregião Nordeste, composta por 31 municípios, terão acesso à assistência odontológica especializada, sem a necessidade de se deslocar para outros centros”, acentuou.
POLICLÍNICA DE POSSE
Rasível Santos enfatizou o pioneirismo da Policlínica Estadual da Região Nordeste, que já é dotada de 20 cadeiras para hemodiálise, de uma unidade para dispensação de medicamentos e de um aparelho de ressonância nuclear magnética.
A implantação do CEO, conforme o secretário, desempenhará um papel importante na redução das iniquidades de acesso aos serviços odontológicos especializados. O CEO realizará o diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal, periodontia especializada, endodontia, cirurgia oral menor de tecidos moles e duros e atendimento a paciente com deficiências.
CEO
A unidade é dotada de quatro cadeiras odontológicas e sala de Raio-X. Inicialmente, a equipe profissional é composta por cinco cirurgiões-dentistas. O Centro está apto a realizar mensalmente:
- 600 consultas (primeira consulta e consultas de retorno);
- 110 procedimentos para pacientes com deficiência;
- 90 procedimentos de periodontia:
- 60 procedimentos de endodontia;
- 90 procedimentos de cirurgia oral menor.
As pessoas a serem atendidas no CEO devem ser encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde, por meio do Complexo Regulador Estadual.