Policlínicas somam 200 mil atendimentos em um ano

Policlínicas somam 200 mil atendimentos em um ano

As policlínicas estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos garantiram mais de 200 mil atendimentos médicos e de multiprofissionais da saúde no último ano.

As unidades do Governo de Goiás consolidaram o processo de regionalização da Saúde e ampliaram o acesso digno dos goianos à rede pública.

“As policlínicas oferecem serviços ambulatoriais e exames de qualidade, visando à resolutividade no acesso do paciente”, diz o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio.

“A preocupação do governador Ronaldo Caiado é focada diretamente na população que está mais distante, por isso as unidades estão espalhadas no estado, a fim de levar atendimento a todo território”, acrescenta.

Unidades ambulatoriais especializadas, as policlínicas oferecem serviços e atendimentos em pelo menos 20 especialidades, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia, reumatologia, entre outros.

Contam ainda com equipes multiprofissionais com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e exames de análises clínicas e de imagem, procedimentos ambulatoriais como pequenas cirurgias, serviço de terapia renal substitutiva e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

ATENDIMENTO NAS POLICLÍNICAS

Em 2022, as unidades realizaram mais de 152 mil atendimentos médicos, 116 mil com equipe multiprofissional e dispensaram quase 82 mil medicamentos especializados.

Realizaram ainda cerca de 9 mil exames específicos para o rastreio e diagnóstico de câncer de mama e colo uterino, como ultrassonografia de mama e mamografia. A entrega de medicamentos nas policlínicas inclui consulta farmacêutica com orientações ao usuário para o uso adequado do remédio prescrito pelo médico.

Para ampliar a oferta dos serviços em saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) prevê a implantação, em cada policlínica, de Centros Especializados de Odontologia (CEO), para a realização de procedimentos como periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.

Para serem atendidos nas policlínicas estaduais, os usuários devem ser encaminhados, de forma regulada, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos