Press "Enter" to skip to content

Pontão de Cultura Cidade Livre celebra 20 anos com oferta de oficinas gratuitas

Última atualização 21/02/2024 | 17:28

O Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia (GO), está comemorando duas décadas de dedicação à promoção da cultura de base comunitária. Em celebração a este marco significativo, anuncia a abertura de inscrições para uma série de oficinas gratuitas e convida a comunidade a participar desta história.

As capacitações serão disponibilizadas com o respaldo e promoção do Edital de Seleção de Projetos n.º 20/2023 de Pontos de Cultura do Estado de Goiás. O início das oficinas está programado para o dia 24 de fevereiro (sábado), e as inscrições podem ser efetuadas por meio do link disponível na BIO do Instagram do Pontão (@pontaocidadelivre).

Segundo Jefferson Lobato, coordenador da Associação Sociocultural Cidade Livre (ASCL) — entidade que gere o Pontão —, o objetivo das oficinas e do Pontão “dar continuidade ao trabalho essencial que vem sendo realizado ao longo dos anos e estimular o acesso da comunidade à educação e formação gratuitamente”.

Oficinas gratuitas com inscrições abertas

1) Teatro Comunitário para Crianças: oportunidade para explorar a expressão teatral, desenvolver habilidades de comunicação e construir conexões significativas.

2) Danças Urbanas: espaço para a expressão criativa, aprendizado de coreografias contemporâneas e conexão com a cultura urbana.

3) Escrita Criativa: momento para explorar o universo da escrita, dando asas à imaginação e desenvolvimento de habilidades literárias.

4) Ventre Dançado (Dança do Ventre): experiência única de conexão com o corpo e a cultura, a oficina proporciona uma jornada de movimentos e expressividade.

Projeto de Expansão Cultural

Para celebrar as duas décadas do Pontão, o projeto abrange não apenas as oficinas, mas também a execução de ações semanais que constituem um autêntico calendário cultural, proporcionando envolvimento e enriquecimento para toda a comunidade. O principal enfoque dessas atividades está direcionado a crianças, adolescentes em situação de risco social, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Além disso, estão planejados eventos significativos, como a V Mostra de Música de Dança “O Ponto Dança”, a mobilização e diagnóstico cultural, um encontro virtual exclusivo para mulheres de Pontos de Cultura, e uma mostra de teatro em colaboração com companhias artísticas vinculadas aos Pontos de Cultura.