Ponte Hercílio Luz terá iluminação cênica após 10 anos: detalhes e novidades.

Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis, voltará a ter iluminação cênica após 10 anos

Segundo a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, conjunto de luzes decorativas será inaugurado na noite de domingo (15). Atualmente, estrutura conta apenas com luzes de sinalização de trânsito.

Nos últimos dias, testes foram feitos na Ponte Hercílio Luz — Foto: Eduardo Valente/Secom/Divulgação

A Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais de Florianópolis, voltará a ter iluminação cênica após 10 anos contando apenas com luzes de sinalização de trânsito, informou a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

A inauguração será as 19h30 de domingo (15) no Forte de Santana, localizado na parte inferior da ponte. Nos últimos dias, testes foram feitos no local (foto acima).

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, a nova iluminação decorativa custou mais de R$ 9 milhões.

> “Instalamos o que há de mais moderno na Hercílio Luz, tudo com tecnologia que permite as mais variadas combinações de cores, inclusive deixar a ponte iluminada de forma temática como agora nesta época de Natal ou no outubro Rosa”, exemplificou.

A iluminação cênica passará a ser acionada todas as noites. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal, feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE.

Há mais de 10 anos sem receber iluminação cênica, segundo a pasta, atualmente a ponte é iluminada apenas para sinalização de trânsito de veículos, pedestres e ciclistas.

“A gente investiu em tecnologia de ponta pra embelezar ainda mais a Ponte Hercílio Luz e entregar o cartão-postal que o morador e o turista merecem. Não tenho dúvida que a iluminação cênica vai reforçar a importância histórica desse monumento”, destacou o governador Jorginho Mello.

A empresa responsável pela obra é a catarinense Quantum Engenharia. Ao todo, são:

– Mais de 7 mil projetores;

– 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres;

– 5, 5 mil pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp