Ponte Preta desafia retrospecto no Morumbi; última vitória histórica no estádio

ponte-preta-desafia-retrospecto-no-morumbi3B-ultima-vitoria-historica-no-estadio

Ponte Preta desafia retrospecto desfavorável no Morumbis; última vitória no estádio foi histórica

Macaca tem apenas sete vitórias e 17% de aproveitamento em 63 jogos na casa do São Paulo

No calorão, Ponte faz jogo morno e fica no empate com o Botafogo

No calorão, Ponte faz jogo morno e fica no empate com o Botafogo

A Ponte Preta desafia bem mais do que a pressão para seguir na frente do Palmeiras no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, às 19h30, a Macaca tem a missão de passar por cima do seu retrospecto negativo contra o São Paulo.

O duelo válido pela 11ª rodada do estadual será o 64º entre as duas equipes no Morumbis. Foram sete vitórias da Macaca, 12 empates e 44 derrotas, com 17,5% de aproveitamento.

Contra esses números, o time comandado por Alberto Valentim se apega ao histórico recente no Paulistão, em que tem a melhor campanha como visitante, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos.

Além dos números e do retrospecto negativo, o Morumbi também foi palco de alguns duelos marcantes da Ponte contra o São Paulo. A última vitória é exemplo disso.

No dia 20 de novembro de 2013, a Macaca fez 3 a 1 contra o Tricolor e abriu vantagem no confronto histórico da Sul-Americana. Ganso abriu o placar para os mandantes, mas os gols de Antônio Carlos (contra), Leonardo e Uendel determinaram a virada alvinegra.

No jogo da volta, a Ponte segurou o empate por 1 a 1 e confirmou vaga na decisão da competição – perdendo a final para o Lanus, da Argentina.

Desde então, a Macaca voltou ao Morumbi em outras cinco ocasiões, perdeu quatro e conseguiu um único empate pelo Brasileirão de 2017.

Das outras seis vitórias da Ponte no estádio do São Paulo, três foram registradas no atual século: 2 a 1 no Brasileirão de 2003, 2 a 1 pelo Paulistão de 2005 e 1 a 0 no Paulistão de 2011, registrando a primeira vitória de Gilson Kleina em sua longa trajetória na Macaca.

Apesar do histórico negativo no Morumbi, a Ponte venceu o último confronto contra o São Paulo, realizado no Moisés Lucarelli, pelo Paulistão de 2024. Os gols foram marcados por Gabriel Risso e Renato.

A Ponte chega na 11ª rodada na vice-liderança do Grupo D, com diferença de dois pontos para o Palmeiras: 19 a 17 – o São Bernardo lidera com 22, praticamente classificado.

Diante do cenário, a Macaca pode confirmar a vaga ao mata-mata nesta quarta-feira. Para isso, precisa vencer o São Paulo e torcer para o Palmeiras não ganhar do Botafogo-SP na quinta, no Allianz Parque.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp