População civil supera a militar em porte de armas de fogo no país

O acesso à arma no Brasil aumentou entre os civis e já supera a quantidade de armamento no universo militar. Em meio à retomada da discussão sobre posse e porte de armas e sensação de insegurança, a população tem recorrido aos registros para minimizar a vontade de transitar pelas ruas e para praticar uso não letal.

Em todo o País, o número de civis armados supera o de integrantes das Forças Armadas, Exército e Aeronáutica com o objeto. A proporção é de 605,3 mil pessoas armadas e de 354,6 mil militares com o item, de acordo com informações do Instituto Eu Sou da Paz. O percentual é de 58% dos armas no Brasil nas mãos de militares.

O mesmo levantamento aponta que os pedidos de registros de arma chegaram a 269% nos últimos três anos, alcançando a média de 400 por dia. Os solicitantes se enquadram na categoria de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), uma das únicas previstas em lei autorizadas a ter armas de fogo. Em Goiás, as estimativas sugerem que eles são 50 mil.

Para se tornar um CAC é necessário ser filiado a um clube de tiro, ter capacitação técnica e passar por avaliação psicológica, apresentar certidões criminais negativas e informar um local adequado para guardar a arma. Ao final, o candidato recebe um Certificado de Registro, que custa cerca de R$100.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos