População da região leste de Goiânia será novamente testada para covid-19

A testagem ampliada para detecção da covid-19, realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entra na nona semana e será realizada nesta quarta e quinta-feira. Os testes feitos com swab, espécie de cotonete, serão oferecidos na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro, no Jardim Novo Mundo. A testagem acontece das 08 às 17h, nas modalidades drive thru e pedestre.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pesson, explica que a SMS vem realizando a testagem da população nos locais que têm os maiores índices de disseminação do vírus. “A região leste foi escolhida novamente, pois o bairro Jardim Novo Mundo é o que apresenta maior número de internações em decorrência da covid-19 nos últimos dois meses” afirma.

Os moradores dos 162 bairros que compõem a região leste podem realizar o agendamento no site https://saude.goiania.go.gov.br/. No dia do teste será necessário apresentar o comprovante de endereço. Os testes serão realizados em pessoas acima de 12 anos, que não apresentem sintomas.

Para aqueles que apresentem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde. O exame fica pronto em cerca de 20 minutos, após a coleta. Os casos positivos serão encaminhados para uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp