População no Brasil deve reduzir e ficar mais velha na próxima década

Taxa de crescimento da população no Brasil é a menor da história, indica dados do Censo 2022

Os dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que, apesar do Brasil ter ultrapassado 200 milhões de habitantes, a taxa de crescimento anual é a menor desde o primeiro Censo realizado em 1872. Juntamente com a redução da taxa de crescimento, outro fator foi observado nos dados do mais recente Censo: o aumento da população com 60 anos ou mais.

Com taxa de crescimento de 0,52%, o índice ficou abaixo de 1% pela primeira vez. A maior taxa de crescimento no Brasil foi registrada em 1960, quando a população cresceu 2,99% ao ano, sendo a última vez até então que o Brasil apresentou taxa de crescimento tão alta.

A menor taxa de crescimento foi registrada no estado de Rondônia, com 0,01%, depois Alagoas, 0,02%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 0,03%. O estado de Goiás apresentou uma taxa de crescimento acima da média nacional, com 1,3%, ficando abaixo dos estados de Roraima, 2,92%, Santa Catarina, 1,66%, e Mato Grosso, 1,57%.

Idosos podem representar 25% da população na próxima década

De acordo com o levantamento, 15% do total da população brasileira está nessa faixa etária e, com a taxa de crescimento observada, pessoas com mais de 60 anos serão 25% da população, até 2040. Tais mudanças na população podem apresentar desafios para a Administração Pública, tais como nos sistemas públicos de previdência e de saúde, além da possibilidade de comprometer a produção econômica do País.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos