Press "Enter" to skip to content

Por causa de Bolsonaro, 70 pessoas podem se tornar inelegíveis no Brasil

Última atualização 28/06/2023 | 10:59

O processo que envolve o ex-presidente Bolsonaro pode afetar outras 68 pessoas. Ela estão sendo investigadas por terem cometido uma série de crimes também atribuídos a Jair. A lista inclui músico, jornalistas, políticos, militares e até os filhos do atual presidente de honra do PL. 

 

O processo do ex-chefe do Executivo federal está sendo analisado desde a semana passada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o caso dos aliados ainda deve demorar a ser apreciado judicialmente. Nesta terça-feira, 27, os ministros retomaram o julgamento da ação contra Bolsonaro na qual ele é acusado de ter questionado a lisura do processo eleitoral durante uma reunião com embaixadores. Ele se defende alegando que se tratavam apenas de sugestões de aperfeiçoamento.

 

As sanções podem afetar diretamente os chamados direitos políticos. No caso de Bolsonaro, há 15 ações ao todo protocoladas na Corte. A inelegibilidade pode afastar ele e os depois possíveis condenados de eleições para cargos públicos por oito anos, o que os excluiria de um embate em futura nova candidatura de Lula em 2026.

 

Em entrevista à Folha, o ex-presidente afirmou que tem um “substituto” para o Planalto, caso seja realmente considerado inelegível. “Eu tenho a bala de prata, mas não vou te dizer, para você não ficar perturbando, no bom sentido. Eu tenho a bala de prata, mas não vou revelar. […]Com um julgamento justo, serei absolvido por unanimidade e seguirei elegível.”, declarou.

 

Confira a lista de processos contra Bolsonaro e aliados abaixo:

 

Primeira ação processual

-Acusação: Disparo massivo de conteúdos falsos nas redes sociais contra a campanha de Lula nas eleições 2022, Prática de uso indevido dos meios de comunicação, Abuso de poder político e Abuso de poder econômico

-Alvos: Ex-presidente Bolsonaro e outras 48 pessoas, como três filhos dele (o senador Flávio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro), e o vocalista da banda de rock Ultraje a Rigor, Roger Moreira.

 

Segunda ação processual

-Acusação: Deslegitimar o processo eleitoral brasileiro antes, durante e após as eleições

Alvos: Ex-presidente Bolsonaro e apoiadores

 

Terceira ação processual

-Acusação: Abuso de poder político e econômico e Uso indevido dos meios de comunicação

-Alvos: Ex-presidente Bolsonaro, ex-vice candidato à presidência general Braga Netto e mais 16 pessoas, a exemplo do pastor Silas Malafaia e do empresário Luciano Hang

 

Quarta ação processual

-Acusação: Uso  indevido da comemoração do 7 de Setembro

-Alvos: Ex-presidente Bolsonaro e ex-vice candidato à presidência general Braga Netto