Por falas racistas, Piquet pode ser alvo de inquérito policial

Nelson Piquet

Por falas racistas, Piquet pode ser alvo de inquérito policial

A casa está caindo para o brasileiro Nelson Piquet. Na semana passada, ele se envolveu em controvérsia após um vídeo viralizar, no qual o tricampeão da Fórmula 1 chamou Lewis Hamilton de “neguinho”. Os comentários repercutiram de forma negativa no mundo do automobilismo. Agora, parlamentares do PSOL apresentaram denúncia contra o ex-piloto ao Ministério Público Federal do Distrito Federal (MP-DF).

Denúncia contra Piquet

A denúncia da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados contra Nelson Piquet solicita a abertura de um inquérito policial. Os parlamentares pedem que a investigação reconheça “dano moral coletivo”, além da própria responsabilização pelas falas do ex-piloto.

“Verificadas as ilegalidades no descumprimento dos ditames legais/constitucionais, que sejam tomadas as providências administrativas, civis ou penais cabíveis, inclusive com a requisição de abertura de inquérito policial junto à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin)”, diz a denúncia.

A fala de Piquet a respeito de Hamilton surgiu em vídeo de novembro de 2021, durante conversa a respeito de uma disputa com Max Verstappen. O tricampeão se referiu várias vezes a Hamilton como “neguinho”. Nelson Piquet se pronunciou oficialmente, dizendo que usou o termo de maneira “coloquial”.

Para piorar, o brasileiro ainda emitiu uma fala homofóbica, em novo trecho que foi a público na última sexta-feira, 1º. Nos comentários em questão, Piquet estava conversando sobre o pai de Nico Rosberg, Keke, campeão da Fórmula 1 em 1982. O filho dele também conquistou um título, em 2016.

“O Keke? Era uma bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele. Ganhou um campeonato… O neguinho devia estar dando mais c* naquela época, aí estava meio ruim”, afirmou Piquet, na entrevista.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

GP de Las Vegas 2024: Horários, onde assistir e detalhes da etapa

O Grande Prêmio de Las Vegas será a 22ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 e promete agitar as ruas da “Cidade do Pecado”. A corrida acontecerá no Circuito de Las Vegas Strip, que foi montado nas principais avenidas da cidade, com 6,2 quilômetros de extensão e 17 curvas. A prova contará com 50 voltas e será realizada no domingo, 23 de novembro, às 03h (horário de Brasília).

Max Verstappen, da Red Bull, segue na liderança do campeonato com 393 pontos e está a caminho de conquistar seu quarto título. Lando Norris, da McLaren, é o principal rival, ocupando a segunda posição com 331 pontos. No Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 593 pontos, seguida pela Ferrari com 557 pontos e pela Red Bull com 544 pontos.

A programação completa do GP de Las Vegas 2024 é a seguinte:

Quinta-feira, 21 de novembro

  • Treino Livre 1: 23h30

Sexta-feira, 22 de novembro

  • Treino Livre 2: 03h
  • Treino Livre 3: 23h30

Sábado, 23 de novembro

  • Qualificação: 03h

Domingo, 24 de novembro

  • Corrida: 03h

Onde assistir:

  • Bandsports
  • Band.com.br
  • Bandplay
  • App F1TV Pro
  • Rádio Bandeirantes
  • Bandnews FM

Após o GP de Las Vegas, as próximas etapas da F1 são:

  • GP do Catar: 1º de dezembro
  • GP de Abu Dhabi: 8 de dezembro

A disputa pelo título segue acirrada, com Verstappen dominando, mas com Norris ainda lutando para tentar desbancar o líder da temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos