O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informou que, no primeiro semestre de 2023, foram flagrados, por hora, dez motoristas usando celular enquanto dirigiam.
Os dados do órgão indicam que foram 43,3 mil infrações nos últimos seis meses, o que equivale a uma média de 239 flagrantes por dia. Em comparação ao mesmo período em 2022, Goiás apresentou um aumento de 6,2%.
Apesar de usar o celular enquanto dirige não ser considerado um crime de trânsito segundo a legislação brasileira, o uso é considerado uma infração gravíssima e a penalidade prevista é de multa no valor de R$ 293,47 e mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CHN), segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) realizado em 2021, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito, colocando suas vidas e de outros em riscos em todo o País. O maior número de flagrantes ocorreu em março, com mais de 37 mil do ano do levantamento.
A Abramet informa que o estado de São Paulo é o que mais registro desse tipo de infração. Foram 91.362 ocorrências em 2021, concentrando 22% das infrações registradas em todo o País. Em Goiás, foram 16.971 infrações contabilizadas, no mesmo ano, segundo a Abramet.