Press "Enter" to skip to content

Por hora, Goiás registra mais de um paciente com doença respiratória

Última atualização 11/04/2023 | 11:24

O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Goiás têm preocupado autoridades de Saúde do estado. Isso porque, nos primeiros três meses de 2023, foram registrados 2.289 casos da doença em investigação e confirmados. Apenas em março foram 817 (35%) notificações. Ou seja, por dia, o estado contabilizou 25 registros, totalizando mais de um por hora.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), o maior número de casos gira em torno da influenza, que tem apresentado um aumento expressivo. Somente em fevereiro e março deste ano, por exemplo, foram identificados 65 casos. O número é 712,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que contou com oito registros.

Até agora, Goiás já identificou 71 casos confirmados de Srag por influenza neste ano. Do total de casos, 20 são de Influenza A, sendo que três são de H1N1. Os outros 51 casos confirmados são de Influenza B. 

Mortes por influenza 

A população mais atingida são as crianças com quatro anos ou menos, que representam 42% dos casos registrados. Na última sexta-feira (7), o governo estadual confirmou a segunda morte em 2023 por Srag, provocada pela Influenza B. 

A vítima tinha entre 10 e 19 anos e era morador de Goiânia. A primeira morte, de uma criança entre 0 e 2 anos de idade, foi registrada em fevereiro, também na capital. 

Vacinação

Para a SES, o aumento pode estar relacionado a baixa adesão da vacina. Em 2022, a cobertura vacinal contra a influenza, que tem como meta alcançar 90%, ficou abaixo do esperado. Para se ter ideia, em Goiânia, a cobertura vacinal ficou em 66,1%.