Press "Enter" to skip to content

Por problemas técnicos, Nasa decide adiar lançamento do foguete Artemis I

Última atualização 29/08/2022 | 11:19

As pessoas que esperavam acompanhar o lançamento do foguete “Artemis I” à Lua, na manhã desta segunda-feira, 29, se frustraram. Por problemas técnicos no veículo, a Nasa decidiu adiar a missão por questões de segurança. Ainda não há confirmação da próxima data, mas deve ser em 2 de setembro ou no dia 5, a depender das condições do foguete.

O lançamento adiado pela Nasa

O foguete de 98 metros Artemis I, do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), é o mais poderoso da história da agência espacial norte-americana Nasa e teria seu lançamento às 8h33 do horário local (9h33 no horário de Brasília). No entanto, não foi isso que aconteceu no Centro Espacial Kennedy (KSC).

Os engenheiros da Nasa relataram um problema no hidrogênio líquido no motor de número 3 do Artemis I. Os profissionais ficaram por cerca de 30 minutos avaliando a situação, até que a agência optou por adiar o lançamento a fim de estudar melhor o mal funcionamento.

O adiamento do evento, que contava com transmissão ao vivo pela Nasa, causou inúmeras reações nas redes sociais. Grande parte dos internautas lamentou o cancelamento temporário da missão, enquanto outros criticaram os engenheiros envolvidos na operação. Alguns também brincaram com a situação. “Já tentaram desligar e ligar de novo?”, perguntou um.

O que é a missão Artemis I?

Exatos 50 anos após a última missão, batizada de Apollo, o programa Artemis vai assumir a exploração lunar com um lançamento teste. O objetivo é levar de volta os seres humanos à Lua, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra, até 2025. Além disso, no futuro, a intenção é de planejar viagens tripuladas ao planeta Marte.