Por que os EUA buscam acordo de minerais com a Ucrânia? Entenda os motivos por trás do alinhamento entre os dois países.

por-que-os-eua-buscam-acordo-de-minerais-com-a-ucrania3F-entenda-os-motivos-por-tras-do-alinhamento-entre-os-dois-paises

Por que os Estados Unidos querem um acordo de minerais com a Ucrânia?
Líderes dos dois países anunciaram alinhamento em relação aos termos do acordo. Os Estados Unidos e a Ucrânia concordaram, na terça-feira (25), com os termos de um acordo de minerais que é central para o esforço de Kiev para ganhar o apoio dos EUA. O avanço ocorre em meio às negociações que podem levar ao fim da guerra na Ucrânia.
Mas por que os Estados Unidos querem tanto os minerais ucranianos? Embora seja frequentemente chamado de “acordo de terras raras”, as terras raras são apenas uma pequena parte dele. A Ucrânia não tem quantidades globalmente significativas de muitos elementos de terras raras – os 17 elementos químicos que existem no núcleo da Terra e têm propriedades magnéticas e condutoras que os tornam cruciais para a produção de eletrônicos, tecnologias de energia limpa e alguns sistemas de armas.

No entanto, o país europeu tem grandes reservas de outros minerais valiosos, incluindo grafite, lítio, titânio, berílio e urânio. Embora não sejam quimicamente classificados como terras raras, estão entre os cerca de 50 minerais que são vistos como essenciais para o crescimento econômico futuro. Algumas dessas reservas estão em áreas atualmente sob ocupação russa. A importância para os EUA é de que eles dependem amplamente de importações para os minerais de que precisam, muitos dos quais vêm da China. Dos 50 minerais classificados como críticos, os americanos são totalmente dependentes de importações de 12 deles, e mais de 50% dependentes de importações de outros 16, de acordo com dados do ano passado do United States Geological Survey, uma agência governamental.

A Ucrânia, enquanto isso, tem depósitos de 22 desses 50 materiais críticos, de acordo com seu governo. Os EUA querem reduzir a dependência da China – um de seus principais rivais estratégicos – tanto para terras raras quanto para outros minerais. Na segunda-feira (24), a Rússia afirmou que estava aberta à cooperação econômica com os EUA, incluindo minerais de terras raras. O presidente russo Vladimir Putin disse que Moscou estava pronta para trabalhar com empresas americanas para minerar depósitos de minerais de terras raras na Rússia e em partes da Ucrânia ocupada pela Rússia. “Quero enfatizar que certamente temos muito mais desses recursos do que a Ucrânia”, disse Putin sobre os depósitos de terras raras da Rússia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp