Por que Wanderson é titular no Cruzeiro? Com função tática, atacante não marca há seis meses
Jogador reencontra o ex-clube, Internacional, pelo qual fez gol pela última vez, em fevereiro. Henrique Fernandes analisa contratação de Sinisterra do Cruzeiro
O atacante Wanderson é um dos nomes mais utilizados do Cruzeiro na temporada atual. Desde que chegou ao time celeste, a Raposa fez 29 jogos, tendo o atacante em 26. Em apenas cinco dessas partidas, Wanderson não foi titular. Mas, mesmo com número alto de jogos, o gol com a camisa do Cruzeiro ainda não aconteceu.
Esse já é o maior jejum da carreira de Wanderson desde que chegou ao Brasil, em 2022. No primeiro ano pelo Internacional, o atacante atuou em 32 jogos, marcando sete gols. Naquele ano, ele ficou 10 partidas sem balançar as redes na temporada – todos os jogos foram pelo Campeonato Brasileiro.
No Cruzeiro, Wanderson tem função tática importante. Trabalha pelo corredor esquerdo e ajuda na recomposição defensiva. Foi o que Jardim explicou sobre Wanderson, após a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no Mineirão.
Contra o Mirassol, o Wanderson completou 28 jogos sem balançar as redes, superando o pior momento dele no Brasil, em 2024. Das 28 partidas sem fazer gols, 19 foram pelo Campeonato Brasileiro. Neste período sem marcar, o jogador deu duas assistências: uma contra o Palestino, pela Sul-Americana, e outra contra o Santos, pelo Brasileirão.
Wanderson seguiu no time gaúcho em 2024. Foram 43 jogos com a camisa do Internacional, com cinco gols marcados. Foram 23 partidas sem balançar as redes, com uma assistência no mesmo período.
Wanderson iniciou o ano no Internacional. Por lá, foram nove partidas, um gol e uma assistência. Estreou no Cruzeiro enfrentando o Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro, em 29 de março. Desde o último jogo do atacante no Internacional, em 22 de fevereiro, até o confronto entre Cruzeiro e o ex-clube, no próximo sábado, serão 192 dias sem fazer gols.
Além de Wanderson, o Cruzeiro ganhou mais um concorrente para a ponta esquerda. O colombiano Luís Sinisterra, de 26 anos, foi contratado e é um pedido de Leonardo Jardim. Com a concorrência de Sinisterra e de outros jogadores como Bolasie e Kaique Kenji, a disputa por uma vaga na equipe titular promete ser acirrada no time celeste.