Por R$ 400 milhões, Ronaldo Fenômeno anuncia compra do Cruzeiro

Ronaldo Nazário confirmou neste sábado (18) investimento no Cruzeiro Esporte Clube. O investimento será na casa dos R$ 400 milhões, o que indica a compra de 90% das ações da SAF. O presidente do Cruzeiro, Sérgio Ramos Rodrigues, fechou o acordo com Ronaldo em São Paulo.

“Feliz demais de ter concluído essa operação. Dizer que tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro aonde ele merece estar. Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, ir ao estádio, porque vamos precisar de muita força e união. Temos muito trabalho e ambição para fazer o Cruzeiro novamente. – disse Ronaldo comemorando o investimento feito no clube mineiro.

A Tara Sports é a empresa que realizará o investimento de Ronaldo, segundo comunicado pela XP. Duas outras propostas na mesa do clube, mesmo bem efetivas, o acordo foi fechado com o craque brasileiro.

“A transação vislumbra o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo. A conclusão da transação está sujeita à finalização de uma série de condições precedentes” – diz o comunicado.

Os detalhes ainda não foram anunciados, nem pelo Cruzeiro e nem por Ronaldo. A compra foi viabilizada na sexta-feira (17) por uma decisão feita na assembleia do Cruzeiro.

Além do Cruzeiro, Ronaldo tem 51% das ações do Valladolid, clube da segunda divisão da Espanha. Há uma expectativa para que tenham interações entre os times.

Ronaldo junto com os donos do Clube Valladolid no anúncio da compra
Ronaldo junto com os donos do Clube Valladolid no anúncio da compra

Ronaldo e sua história com o Cruzeiro

Foram 58 jogos e 53 gols feitos pelo atacante, o transformando no 35º maior artilheiro do Cruzeiro.  O presidente Sérgio Santos Rodrigues, comentou sobre o negócio realizado com o ex-jogador do Cruzeiro.

“O clube que revelou o Ronaldo para o mundo, agora o Ronaldo está abrindo as portas para o mundo de novo. Um trabalho muito bem feito e costurado há um tempo. Já conhecido como presidente, agora acionista majoritário do Cruzeiro SAF.”

A operação ainda precisa ser acertada em alguns detalhes, segundo Pedro Mesquita, o diretor da XP Investimento e responsável pela operação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Descubra a Estratégia Defensiva dos Times de Fábio Carille no Vasco

Como jogam os times de Fábio Carille, novo treinador do Vasco

Contrato do treinador vale por um ano. Carille tem histórico de bons trabalhos na Série A e times sólidos na defesa

Fumaça branca na Colina! O Vasco da Gama anunciou a contratação de Fábio Carille [https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2024/12/19/vasco-assina-com-fabio-carille-contrato-de-um-ano.ghtml] como seu novo treinador para a temporada de 2025.

Após a recusa de Renato Gaúcho, Carille e Vasco chegaram a um acordo em poucas horas no anúncio feito no dia 19 de dezembro. A experiência no futebol brasileiro, com títulos de Série A e Série B, e a solidez defensiva de seus times foram fatores levados em conta na contratação.

Aos 51 anos de idade, Carille treinará sua quarta equipe no futebol brasileiro. Ele teve um começo meteórico como treinador principal, com um título Paulista e Brasileiro pelo Corinthians, em 2017. No Santos foi decisivo ao tirar o time da zona de rebaixamento em 2021. Foi vice-campeão Paulista e campeão da Série B neste ano.

Carille não “larga” de seu esquema favorito, o 4-2-3-1. Foi assim que montou o Corinthians em 2017 e 2019 e o Santos no ano passado, com uma linha de meias composta por Guilherme na direita, Giuliano centralizado e Otero na esquerda, tendo Julio Furch como referência no ataque. O treinador usou o mesmo esquema em passagens na Arábia e no Japão.

Carille costuma se adaptar ao elenco que tem, mas gosta de segurança na hora de sair jogando. No Corinthians, ele montava a saída de bola com a participação dos volantes. A saída era feita em triangulações simples nos lados, com toques rápidos em direção à área. Naquela época, Guilherme Arana tinha mais liberdade para se movimentar dentro de campo. No Santos, Aderlan e Felipe Jonathan jogavam dessa forma.

Carille não abre mão de ter ponteiros clássicos em seus times. No 4-2-3-1, ele busca variar: um dos pontas é mais tradicional, de correria e drible, o outro é mais construtor e puxa mais pelo meio, ajudando os volantes e meias a criarem jogadas. O treinador sempre demonstrou preferência por equipes que tenham um camisa 9 clássico, um centroavante de referência, e gosta de um nove que consiga atuar de costas para o gol.

A fama de retranqueiro realmente acompanha Carille, mas seus times são eficientes sem a bola. O esquema 4-2-3-1 se transforma em duas linhas de quatro na fase defensiva, evidenciando a compactação que dificulta a penetração adversária. A defesa opera em “linhas baixas”, protegendo a própria área ao invés de avançar no campo adversário. Isso significa que o time não adota uma marcação por pressão, mas sim um posicionamento estratégico, gerando a impressão de uma equipe mais defensiva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp