A ação social ‘Por Um Natal Melhor’ completou 20 anos de atividade com uma grande distribuição de mais de 2 mil cestas básicas em comunidades carentes do Rio de Janeiro. A iniciativa, organizada pelo projeto Voz das Comunidades, contou com a participação de 150 voluntários que se mobilizaram para levar alimentos e panetones para famílias em situação de vulnerabilidade nos morros do Complexo do Alemão, Complexo da Penha e Vidigal, nas zonas Norte e Sul da cidade.
A história solidária da cantora Preta Gil, madrinha histórica do projeto, foi lembrada nesta edição especial, em homenagem à sua contribuição ao longo dos anos. Por cerca de 15 anos, Preta Gil esteve envolvida com o Voz das Comunidades, destinando parte da arrecadação de seu Bazar para projetos sociais. Sua presença e apoio foram fundamentais para o sucesso e alcance da iniciativa, beneficiando milhares de famílias nas favelas cariocas.
A mobilização deste ano ganhou destaque com a presença de voluntários usando camisas estampadas com uma arte criada em homenagem à cantora, simbolizando a importância do seu legado e do seu comprometimento com a causa. A ação ocorre em um momento em que o Brasil conseguiu sair do Mapa da Fome da ONU, indicando avanços nas políticas públicas de segurança alimentar e proteção social. No entanto, a manutenção de redes solidárias continua sendo essencial para garantir que a ajuda chegue a quem mais precisa.
Além das doações do público, o projeto ‘Por Um Natal Melhor’ conta com padrinhos e madrinhas que adotam favelas e contribuem para melhorar as condições de vida dos moradores dessas comunidades. Personalidades como Flávia Oliveira, Luciano Huck, Eliana, Patrícia Pillar, Paolla Oliveira e outros, juntamente com empresas como o Grupo Ancar, Atacadão e iFood, apoiam a iniciativa e ajudam a promover a solidariedade e o cuidado com o próximo.
O fundador do Voz das Comunidades, René Silva, enfatiza que a distribuição de alimentos é uma medida emergencial e que o objetivo final da ONG é criar condições para que as pessoas não dependam mais dessa ajuda. Em duas décadas de existência, a ação ‘Por Um Natal Melhor’ se consolidou como um importante instrumento de combate à fome e de promoção da solidariedade, mas o ideal é que, no futuro, as famílias das favelas tenham melhores condições e não precisem mais se preocupar com a alimentação diária.




