Porco e cabrito são transportados em traseira de caminhonete

Um motorista filmou uma situação inusitada na Rodovia Raposo Tavares, no município de Cotia, na Grande de São Paulo. Nas imagens, um porco e um cabrito aparecem sendo transportados de forma irregular na traseira de uma caminhonete, amarrados em cordas. O flagrante foi registrado nesta quarta-feira, 24, por volta das 14h.

Na filmagem é possível ver que o porco aparece se debatendo na tentativa de desvencilhar das amarras, enquanto o cabrito está embaixo dele. O automóvel balança a cada movimento do animal em razão o peso elevado. Além disso, é possível perceber que o carro não é adequado para transportar o suíno, pois a cabeça do animal permanece para fora da caminhonete.

O motorista do carro não foi identificado e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, não há registros do ato infracional no trecho informado.

Regras de transporte

De acordo com a resolução nº 791, publicada em 24 de junho de 2020 no Diário Oficial da União, com exceção de domésticos, os animais devem ser transportados em veículos de transporte de animais vivos (VTAV).

O veículo deve conter “equipamento de contenção de carga fixo reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para o transporte de carga viva, excetuando-se os animais de companhia”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp