Press "Enter" to skip to content

Porta-aviões do EUA são posicionados para possível zona de exclusão aérea, na Ucrânia

A marinha dos Estados Unidos implantou um grupo de ataque de porta-aviões no Mediterrâneo para criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, caso o presidente Biden dê essa ordem.

O país norte-americano tem operado em 11 grupos de ataque de porta-aviões, os implantando frequentemente em todo o mundo ao longo das décadas em uma demonstração de força contra nações menores e militarmente fragilizadas.

O grupo de ataque do porta-aviões USS Turman foi enviado para o Mediterrâneo, junto com o secretário da Marinha, Carlos Del Toro, afirmando que sua missão inclui “dissuadir” a Rússia.

“Existem muitos navios e submarinos russos no Mediterrâneo atualmente, e é por isso que é importante para a OTAN ter uma presença igual, para dissuadi-los. A única coisa que Putin entende é a força”, afirmou Del Toro ao jornal Político.

O USS Truman tem sido usado em guerras de agressão dos EUA, com suas aeronaves voando mais de 1.200 missões de combate durante a invasão do Iraque em 2003 – e auxiliando as forças da coalizão durante a luta contra o Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) no Afeganistão na década de 2010.