“Teocracia em Vertigem” é o nome do novo filme de fim de ano do grupo Porta dos Fundos. O nome é uma referência ao documentário de Petra Costa, de 2019, que fala sobre o impeachment de Dilma Rousseff no Brasil, o declínio do PT, a prisão de Lula e a derrota da esquerda nas urnas.
O filme brinca de ser um documentário, como o original, e traz Jesus, vivido por Fábio Porchat, como um político vivendo as situações pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos.
Os comediantes já tinha sido amplamente criticados pelo filme do ano passado, em que a Santa Ceia é mostrada como uma grande “bebedeira”, seguida da ressaca dos apóstolos. Para os cristãos, no entanto, este é um dos dias mais sagrados: o começo do sofrimento da Paixão de Cristo, quando Jesus é traído e preso. Portanto, o roteiro foi visto como desrespeitoso à religião.
Neste ano, ao contrário dos anteriores, em que foi veiculado unicamente na Netflix, o Porta dos Fundos lança também o especial no seu canal do YouTube, a partir desta quinta-feira, dia 10.