Portal online ajuda goianienses a monitorar o combate ao Aedes aegypti

Já está em funcionamento o portal “Aedes: questão de vida ou morte”, voltado ao combate do mosquito Aedes aegypti, que permite monitoramento da população via online. A ferramenta permite que o goianiense acompanhe o trabalho dos agentes de combate a endemias nos bairros de Goiânia, visualizando as pendências e ocorrências registradas. Também é possível acessar os dados epidemiológicos, que são atualizados semanalmente, o relatório de penalidades e multas aplicadas e outras informações. O projeto é uma parceria entre Ministério Público e Prefeitura de Goiânia foi lançado hoje (12) pelos órgãos públicos.

Segundo o promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, o objetivo do portal é que seja efetivamente observada a notificação compulsória de doenças obrigatórias, como é o caso da dengue, zika vírus e chikungunya, que tem o Aedes aegypti como principal transmissor. O não atendimento por parte das unidades públicas e privadas prevê responsabilização criminal e multas administrativas.

O trabalho engloba também o aplicativo ‘Goiânia Contra o Aedes’, que foi lançado há cerca de um ano e permite que a população faça denúncias de possíveis criadouros do mosquito.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Robson Azevedo, explica que a intensificação do trabalho de combate ao mosquito no período não chuvoso é essencial para a redução de casos e prevenção das doenças. “Com a chegada do próximo período chuvoso, os casos de dengue, principalmente, tendem a aumentar. Por isso, o lançamento dessas ferramentas nesse momento é importantíssimo para somar esforços da população ao poder público”, acrescentou.

Histórico
O projeto foi lançado no início de 2016, sob a coordenação conjunta das 53ª e 7ª Promotorias de Justiça de Goiânia e a participação da Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Goiânia, com o intuito de possibilitar a interlocução e a criação de fluxos de trabalho entre os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pelas políticas públicas de prevenção e combate ao mosquito.

Neste um ano de trabalho, comparando o período de janeiro a junho deste ano com o mesmo período de 2016, foi registrada uma redução de 60% de notificação de casos de dengue, como resultado, também, das diversas ações realizadas no período – desde a capacitação técnica dos agentes de combate a endemias e o uso de aplicativos para as denúncias, até as ações judiciais para entrada nas residências e acordos firmados para garantir o combate aos mosquitos transmissores.

Sistema

Conforme explica o promotor de Justiça, os mapas de situação do controle antivetorial, com acesso em tempo real, apresentam as opções dos locais visitados pelas equipes de saúde, as ocorrências registradas e as pendências existentes.

A ferramenta pode ser acessada no portal do MP-GO – www.mpgo.mp.br e da Prefeitura de Goiânia no endereço http://www10.goiania.go.gov.br/scseaweb/.

Clique aqui e acesse.

Aplicativo
O aplicativo de celular (Goiânia Contra o Aedes) também está a disposição para que a população, mediante filmagem ou fotografia, encaminhe denúncia de criadouros do mosquito Aedes aegypti para a Vigilância Epidemiológica, podendo acompanhar o trabalho de eliminação do foco pelo próprio aplicativo. Inicialmente está disponível na plataforma Android e, em breve, também no iOs, sistema da Apple.

* Com informações Assessoria de Comunicação Social do MP-GO e Secretaria Municipal de Comunicação de Goiânia (Secom)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp