O Porto de São Sebastião bateu um recorde histórico em 2024, movimentando 1,5 milhão de toneladas de cargas, segundo informações do governo estadual. Esse volume representa um aumento significativo de 47% em comparação com o ano anterior, quando foram transportadas 1 milhão de toneladas. Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (21) e destacam o crescimento do terminal portuário.
Durante o ano de 2024, a carga mais movimentada no Porto de São Sebastião foi o açúcar a granel, totalizando 498,5 mil toneladas. Em seguida, a barrilha, matéria-prima para a fabricação de vidros, foi a segunda carga mais transportada, com 411,4 mil toneladas, seguida pelo coque de petróleo a granel, totalizando 234,3 mil toneladas. Malte e cevada ocuparam a quarta posição, com 167 mil toneladas movimentadas.
A gestão do porto, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), atribui o sucesso do Porto de São Sebastião em 2024 à expansão da área de armazenagem no local. Além disso, a adesão do porto à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos pode ter contribuído, com descontos na tarifa portuária para embarcações que adotem práticas sustentáveis e eficientes em termos energéticos.
O Porto de São Sebastião, localizado no Litoral Norte de São Paulo, está previsto para ir a leilão em 2025. O Governo Federal planeja conceder vários portos no país, incluindo o de São Sebastião, com a expectativa de leiloar 58 terminais portuários em todo o território nacional, totalizando um investimento de R$ 20 bilhões em parcerias com a iniciativa privada. O leilão do Porto de São Sebastião está programado para o quarto trimestre deste ano, com um investimento estimado em R$ 656 milhões.
Com a concessão, a empresa vencedora terá o direito de explorar uma área de 261 mil m² por 35 anos, podendo prorrogar o contrato pelo mesmo período. Desde 2007, o terminal de São Sebastião é administrado pelo Governo de São Paulo, por meio da Semil. O governo estadual busca atrair empresas interessadas em investir em melhorias e modernização do porto, para aumentar sua capacidade de movimentação para pelo menos 4,3 milhões de toneladas por ano e permitir o recebimento de diversos tipos de cargas.