Cidade do interior de São Paulo fica sem coleta de lixo após empresa cancelar contrato com a prefeitura
Lixeiras de Porto Ferreira (SP) estão cheias e o acúmulo de resíduos já preocupa a população. A administração municipal informou que está realizando uma licitação emergencial para resolver a situação.
Moradores de Porto Ferreira (SP) relatam transtornos com a coleta de lixo na cidade após a empresa responsável pelo serviço, Encom Serviços Urbanos, rescindir o contrato com a Prefeitura. As lixeiras estão transbordando e o acúmulo de lixo já é motivo de preocupação para os moradores locais.
No bairro Águas Claras, onde a coleta deveria ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, os moradores afirmam que o caminhão de coleta passou apenas na última segunda-feira (19) e não retornou nos dias seguintes, causando desconforto e problemas de higiene na região.
Maria Antônia Hilário, moradora da cidade, destacou a ausência do serviço de coleta de lixo. Ela relatou que sua sobrinha mencionou a ausência do lixeiro e se preocupou com o possível impacto negativo na região, como mal cheiro e proliferação de insetos.
O prefeito de Porto Ferreira, André Braga (PL), anunciou que a Encom Serviços Urbanos solicitou a rescisão do contrato em 9 de janeiro, mas o jurídico da Prefeitura negou. Segundo o prefeito, a empresa abandonou o serviço, deixando de cumprir com compromissos trabalhistas e causando prejuízos à cidade.
A Encom Serviços Urbanos justificou a rescisão como um último recurso após a prefeitura ignorar pedidos de revisão contratual feitos anteriormente. A empresa alega que o valor mensal recebido não era suficiente para cobrir os custos trabalhistas e que vinha arcando com prejuízos e dívidas para manter o serviço em funcionamento. A prefeitura anunciou que o serviço será temporariamente realizado por funcionários do município até que uma nova licitação seja concluída.




