Press "Enter" to skip to content

Portugal oferece asilo político para brasileiros

O prefeito da cidade portuguesa Braga, Ricardo Rio, ofereceu ao município a entrada de brasileiros insatisfeitos com o governo Bolsonaro. A entrevista foi concedida à coluna Portugal Giro, publicada no jornal O Globo.

“Aquilo que nós temos para oferecer, além da segurança numa perspectiva mais física, é também a estabilidade e tranquilidade que, infelizmente, o Brasil não consegue oferecer estes dias e, provavelmente, não conseguirá oferecer nos próximos tempos”, disse ele, que integra o Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita.

Questionado sobre o quanto é preciso para brasileiros recém-chegados e uma criança, morando em Braga, ele responde que o município tem apartamentos de dois quartos, em um bom bairro, por € 500 ou € 600 (*), dependendo das características do próprio apartamento”. “E pode juntar a isto todos os outros custos de consumo de serviços públicos, que são mais baixos que em outras cidades”, afirmou ele.

Responsável pela coluna, o jornalista Gian Amato consultou brasileiros récem-chegados em Braga. ”Acrescentaram que há aluguéis ainda mais baratos. Mas o preço não inclui serviços como internet e tv por assinatura, luz, água, passagens de transportes públicos e, se não houver vaga na rede pública, creche para crianças pequenas”, afirmou a coluna.