Press "Enter" to skip to content

Portugal, Polônia, Senegal e mais: veja os novos classificados para a Copa

De Portugal a Senegal, sete novas seleções garantiram seus espaços na Copa do Mundo de 2022. As Eliminatórias da África chegaram ao fim, com a definição dos cinco representantes do continente. Na Europa, a repescagem carimbou duas das suas três vagas, faltando apenas uma. Além disso, os Emirados Árabes Unidos serão os adversários da Austrália na repescagem da Ásia.

Portugal e Polônia na Copa

Na repescagem da Europa, Portugal e Polônia eram os grandes favoritos. Os lusitanos enfrentaram a Macedônia do Norte, que eliminou de forma surpreendente a Itália na etapa anterior. A partida aconteceu no Estádio do Dragão e terminou com vitória dos donos da casa por 2×0. Os dois gols foram de Bruno Fernandes, do Manchester United.

A Polônia também não deu chance ao azar e fez a sua parte diante da Suécia, no Silesian Stadium, ganhando pelo mesmo placar. Desta forma, o craque português Cristiano Ronaldo, além do atual Melhor Jogador do Mundo, o polonês Lewandowski, se garantiram no Catar. O sueco Ibrahimovic, por outro lado, ficará de fora.

A última vaga europeia começará a ser decidida em 10 de junho, com o confronto entre Escócia e Ucrânia. O ganhador pegará País de Gales.

Os representantes africanos

Nas Eliminatórias da África, aconteceram os jogos de volta da fase final. No duelo mais esperado, Senegal devolveu o placar de 1×0 no Egito e a peleja foi para os pênaltis. Assim como na Copa Africana de Nações, os senegaleses liderados por Sadio Mané triunfaram nas penalidades e estarão no Catar. O egípcio Salah ficou pelo caminho.

Nos demais encontros, Marrocos goleou a República Democrática do Congo por 4×1 e também carimbou sua vaga na Copa do Mundo. Nigéria e Gana empataram em 1×1, e esses últimos se classificaram devido ao gol fora de casa. Tunísia e Mali empataram sem gols, mas os tunisianos passaram porque venceram na ida por 1×0.

O último a se classificar foi Camarões. A equipe ganhou por 1×0 no tempo normal e o jogo foi para a prorrogação. No tempo extra, a Argélia empatou no final e ficou com uma mão na vaga. No último lance do confronto, porém, Camarões marcou mais um gol e sacramentou seu espaço no Mundial do Catar.

Situações de Ásia e Oceania

Na última rodada das Eliminatórias da Ásia, os Emirados Árabes Unidos superaram a Coreia do Sul por 1×0 e confirmaram o seu espaço na repescagem do continente. Em jogos de ida e volta, a seleção enfrentará a Austrália. O time que passar medirá forças com aquele que terminar na repescagem da América do Sul.

Nas Eliminatórias da Oceania, Nova Zelândia e Ilhas Salomão duelarão nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, no Estádio Grand Hamad. A equipe que sair triunfante terá pela frente aquela que passar na repescagem das Eliminatórias das Américas Central e do Norte. As opções podem ser Estados Unidos, México ou Costa Rica.