Portuguesa na Série D: Técnico vê desafios e crava favoritismo ao título

portuguesa-na-serie-d3A-tecnico-ve-desafios-e-crava-favoritismo-ao-titulo

Técnico da Portuguesa aponta dificuldades na Série D, mas crava: “Somos favoritos”

No comando de um clube tradicional que busca reencontrar seu espaço no futebol brasileiro, Cauan de Almeida fala sobre desafios, aprendizados e expectativas para a Quarta Divisão.

Técnico de Portuguesa admite dificuldades na Série D, mas confia em ascensão [https://s04.video.glbimg.com/x240/13546859.jpg]

Aos 36 anos, Cauan de Almeida encara sua segunda experiência como técnico de uma equipe profissional com uma missão ambiciosa: recolocar a Portuguesa no caminho das grandes competições. Com mais de 15 anos de experiência como auxiliar e treinador de base, Cauan traz na bagagem passagens por clubes como América-MG e Internacional e experiências ao lado de nomes como Mano Menezes, Eduardo Coudet e Lisca. Agora, a missão é outra: comandar a Lusa na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Inspirado por Fernando Diniz, Klopp e Guardiola, Cauan acredita que o futebol também precisa entreter, além de vencer. “Resultado com identidade,” como define. Por isso, vê na Portuguesa um projeto de carreira — e não apenas de temporada.

Como parte da transformação em SAF no fim do ano passado, a Portuguesa iniciou a temporada de reestruturação pelo Campeonato Paulista. O time teve duas vitórias, sete empates e três derrotas e terminou na última colocação do Grupo B. De lá para cá, o elenco passou por mudanças – entre saídas e contratações, trocou 30% dos jogadores, segundo Cauan. Por isso, a adaptação do time é uma das prioridades, especialmente em uma competição com muitas dificuldades logísticas como é a Série D.

Apesar de a equipe ter ficado em um grupo considerado o mais difícil e desafiador tecnicamente na competição, Cauan ressalta a preocupação com a logística. O treinador destaca o trabalho mental árduo necessário para enfrentar a competição de forma preparada e forte, especialmente diante de um formato eliminatório que a Série D apresenta após a fase classificatória.

Contando com um ativo importante de sua história, o estádio Canindé, a Portuguesa voltou a utilizá-lo recentemente, o que é visto como uma conquista significativa para o clube. Cauan destaca a importância do apoio da torcida nesse retorno e na jornada da equipe na competição. O treinador não hesita em afirmar que a Portuguesa é a favorita ao título da Série D, mas entende que o processo exigirá paciência.

Em entrevista ao ge, Cauan destacou a importância de deixar um legado e colocar a Portuguesa de volta ao seu devido lugar, mostrando confiança no trabalho realizado pela comissão técnica e pelos jogadores. Com um projeto ambicioso e baseado em resultados com identidade, o técnico acredita que a equipe tem condições de brigar pelo acesso para a Série C nesta temporada. Portanto, a torcida e a equipe têm um desafio pela frente, mas com determinação e trabalho árduo, o sucesso pode ser alcançado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp