Press "Enter" to skip to content

Posse de Lula tem expectativa de 300 mil pessoas; veja preparativos

Última atualização 28/12/2022 | 09:17

No próximo domingo, 1º, acontece a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após vencer as Eleições e derrotar nas urnas Jair Bolsonaro (PL), o petista vai iniciar o seu terceiro mandato a partir do primeiro dia do ano de 2023. Tal cerimônia será um evento de grandes proporções, com expectativa de 300 mil pessoas presentes em Brasília, cuja entrada é gratuita. Confira abaixo todos os detalhes a respeito da festa.

Os preparativos da posse de Lula

A posse de Lula não será apenas a ocupação formal do principal cargo político do País. A intenção dos idealizadores por trás do evento é de realizar uma cerimônia que atinja diversas outras instâncias da sociedade. Isto é, haverá apresentações musicais, feiras gastronômicas e culturais, venda de kits e um esquema de segurança reforçado.

O Festival do Futuro, cujo apelido é “Lulapalooza”, é o principal chamariz da posse de Lula. A inauguração ocorre às 10h, com um cortejo popular de manifestações culturais como bumba meu boi, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, frevo, bloco de Carnaval, blocos afros e diversas outras temáticas tipicamente brasileiras.

Quanto às apresentações musicais, o público presente poderá cantar as canções de artistas como Pablo Vittar, Gaby Amarantos, Duda Beat, BaianaSystem, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Valesca Popozuda, Zélia Duncan e a futura ministra da Cultura, Margareth Menezes. No total, serão mais de 40 artistas.

Na faixa das 13h, acontece a interrupção do Festival de Futuro. Uma hora depois, terá início o desfile de carro aberto na posse de Lula, e em seguida o presidente eleito cumprirá com os compromissos dentro do Congresso Nacional.

Então, junto ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), Lula subirá a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial. Tradicionalmente, o mais recente presidente transfere a faixa para o seu sucessor. Porém, Bolsonaro não o fará.

Com a expectativa de 300 mil pessoas na posse de Lula, a taxa de ocupação dos hotéis em Brasília está em torno de 80%. No aeroporto da cidade, a projeção é de que 150 mil passageiros transitem pelo local entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.