Press "Enter" to skip to content

Posse de Lula terá esquema de segurança mais rigoroso que o 7 de setembro

Última atualização 06/12/2022 | 10:32

Milhares de brasileiros devem se reunir na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para a cerimônia de posse de Lula em 1º de janeiro. Para garantir a tranquilidade da festa e evitar conflitos com bolsonaristas, um esquema especial de segurança está sendo planejado. Tecnologia, drone, reforço policial e revista pessoal devem ser ainda mais rigorosos do que o empregado durante as manifestações em 7 de setembro deste ano. 

De acordo com o jornal O Globo, há cerca de 700 agentes policiais federais envolvidos. Os cuidados preventivos de segurança incluem esquadrão antibomba, neutralizadores de drones, bloqueio da Esplanada dos Ministérios. No cronograma, Lula e Janja desfilarão de Rolls Royce da Catedral de Brasília ao Congresso a partir das 14h30, seguidos por um veículo do mesmo modelo ocupado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e a esposa.

Após o juramento de  “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, o presidente eleito deve receber a faixa presidencial de uma mulher do povo na rampa do Palácio do Planalto. Com a previsão de viagem de Bolsonaro para o exterior e a negativa do vice Hamilton Mourão em assumir a tarefa, a equipe de transição que coordena o ato protocolar promete inovar ao resolver a questão. O gesto não é imprescindível para a posse já que a Constituição prevê a formalização da transmissão do cargo com o juramento à Carta Magna no Congresso Nacional.

A estimativa de público é de 150 mil pessoas, número acima do contabilizado na posse de Jair Bolsonaro há quatro anos, quando 115 mil pessoas se reuniram na Capital federal. Esse é outro motivo para a preocupação com segurança. O setor hoteleiro de Brasília já está celebrando o novo governo com a taxa de ocupação. Em alguns estabelecimentos não há vagas. A média é de 95% de lotação. Os voos e ônibus para a cidade também estão sendo bastante procurados. Metade das passagens rodoviária de uma plataforma desse segmento foi vendida para embarques entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2023.

Os eleitores de Lula prestigiaram todos os atos oficiais e um extra oficial também muito aguardado. O “Festival do Futuro” apelidado de Lulapalooza, numa referência ao tradicional evento de música nacional Lollapalooza, animará o público em dois palcos com diversos shows e personalidades artísticas. A lista de confirmados já tem 20 nomes e ainda não está fechada, de acordo com a primeira-dama Janja. Até o momento, estão confirmados Pabllo Vittar, Martinho da Vila, Os Gilsons, Chico Cesar, Fernanda Takai, Marcelo Jeneci,, Tulipa Ruiz, Maria Rita e Valesca Popozuda.

“A alegria vai tomar posse. Estamos trabalhando na lista de artistas que vão estar com a gente, artistas que estiveram conosco nesta caminhada, na vitória do Brasil da esperança, que participaram do clipe Brasil Sem Medo de Ser Feliz, que fizeram campanha”, declarou Janja, que revelou ter convidado Gilberto Gil, Caetano Veloso, a Ludmilla e  Emicida para o evento.