Press "Enter" to skip to content

Posse presidencial de Lula acontece neste domingo, 1º

Última atualização 31/12/2022 | 11:03

Nas Eleições deste ano, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) disputaram o segundo turno e o petista acabou levando a melhor sobre o então candidato à reeleição. Com 50,9% dos votos, Luiz Inácio ganhou o direito a cumprir o terceiro mandato como presidente da República. A posse acontece neste domingo, 1º, em Brasília, com direito a um mega evento que deve contar com 300 mil pessoas.

A posse de Lula

A inauguração da cerimônia de posse de Lula será às 10h, com um cortejo popular de manifestações culturais como bumba meu boi, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, frevo, bloco de Carnaval, blocos afros e diversas outras temáticas tipicamente brasileiras.

Além das manifestações culturais, a posse de Lula contará com o Festival do Futuro, contendo diversas apresentações musicais. Pablo Vittar, Gaby Amarantos, Duda Beat, BaianaSystem, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Valesca Popozuda, Zélia Duncan e Margareth Menezes estão entre os artistas.

Na faixa das 13h, acontece a interrupção do Festival de Futuro. Uma hora depois, terá início o desfile de carro aberto na posse de Lula, e em seguida o presidente eleito cumprirá com os compromissos dentro do Congresso Nacional.

Então, junto ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), Lula subirá a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial. Tradicionalmente, o mais recente presidente transfere a faixa para o seu sucessor. Porém, Bolsonaro, que viajou para os Estados Unidos, não o fará.

Com a expectativa de 300 mil pessoas na posse de Lula, a taxa de ocupação dos hotéis em Brasília está em torno de 80%. O evento pode ter a presença de cerca de 5 mil pessoas partindo de Goiânia, em cerca de 100 ônibus.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob), haverá linhas de ônibus circulando até as 4h de segunda-feira (2) em Brasília. A Esplanada dos Ministérios fechou as vias, e quem quiser ir de carro pode estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões. Porém, a recomendação é de que a população faça uso do transporte público.