Possíveis adversários do Botafogo na pré-Libertadores 2026: Blooming, The Strongest ou Nacional Potosí

possiveis-adversarios-do-botafogo-na-pre-libertadores-20263A-blooming2C-the-strongest-ou-nacional-potosi

Conheça os possíveis adversários do Botafogo na pré-Libertadores de 2026

Clube carioca vai enfrentar um representante da Bolívia na segunda fase eliminatória do torneio; opções são Blooming, The Strongest ou Nacional Potosí, com risco de altitude

Central do Mercado: Juan Carlos Osório no Remo, Davide Ancelotti fora do Botafogo

Central do Mercado: Juan Carlos Osório no Remo, Davide Ancelotti fora do Botafogo

Confirmado na pré-Libertadores para 2026, o Botafogo conheceu seus possíveis adversários em sorteio nesta quinta-feira. O clube carioca irá enfrentar um representante da Bolívia — vaga que, neste momento, pode parar nas mãos de três clubes.

As alternativas são Blooming, The Strongest ou Nacional Potosí, três dos semifinalistas da Copa da Bolívia. A vaga irá para o campeão do torneio. O Bolívar é outro semifinalista, mas já tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores por meio do Campeonato Boliviano, em que foi vice-campeão.

A volta das semifinais será nesta quinta-feira. Na ida, o Nacional Potosí venceu o The Strongest por 2 a 1, enquanto o Blooming empatou por 1 a 1 com o Bolívar.

Caso o Botafogo passe da segunda fase eliminatória da pré-Libertadores, o clube carioca vai brigar por uma vaga na fase de grupos contra o vencedor do duelo entre um representante do Equador (Barcelona de Guayaquil ou LDU) e o Argentinos Juniors.

Blooming é o único time sem riscos de altitude elevada no caminho do Botafogo. O Blooming manda seus jogos no estádio Ramon Tauhichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, a cerca de 415 metros do nível do mar. Tem como técnico o boliviano Mauricio Soria, que chegou ao clube em 2025 e soma 22 vitórias em 47 jogos. O artilheiro do time em 2025 é o meia Moisés Villarroel, com 16 gols marcados.

The Strongest, terceiro colocado no Campeonato Boliviano, viu o meia Jaime Arrascaita ser o principal nome da equipe em 2025 — não só foi quem mais entrou em campo, com 46 jogos, como também foi o artilheiro, com 20 gols. Após a saída de Joaquin Monasterio, Juan Carlos Paz voltou ao comando do time de forma interina. O The Strongest manda seus jogos na altitude de La Paz, no estádio Hernando Siles (3.600m).

Nacional Potosí é o dono da maior altitude dentre as três possibilidades no caminho do Botafogo. O estádio Víctor Agustín Ugarte fica em Potosí, a 3.967 metros do nível do mar, e foi o palco de maior altitude dentre todos os estádios da Sul-Americana e da Libertadores em 2025. O time comandado pelo argentino César Vigevani ficou em sétimo na Liga Boliviana; o artilheiro foi Willan Álvarez, com 22 gols – ampla vantagem para o vice-goleador Duban Palacio, com nove.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp