Press "Enter" to skip to content

Possível capsula de Césio-137 encontrada, em Anápolis vira meme nas redes sociais

Última atualização 19/08/2022 | 16:34

A possibilidade de uma cápsula de Césio-137, elemento radioativo comumente usado em máquinas de raio-X, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, está movimentando as redes sociais. Além de pessoas preocupadas, existem aqueles que fazem piadas com a situação.

A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira, 19. A suspeita é de que a moradora, que seria uma acumuladora, teria guardado a cápsula do Césio-137 em casa. Equipes do Corpo de Bombeiros isolaram o local. Ainda não há nada confirmado, mas os internautas não perdoam.

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

 

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Casa é interditada por abrigar possível cápsula de Césio, em Anápolis

Uma cápsula de Césio, elemento radioativo comumente usado em máquinas de raio-X, pode ter sido encontrada em uma casa da Vila Santa Isabel, na região Norte de Anápolis. A suspeita é de que a moradora, que seria uma acumuladora, teria guardado a cápsula do Césio em casa.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência e isolou o local na tarde desta sexta-feira, 19, após confirmar a suspeita. Sem equipamentos adequados, os militares não podem retirar a cápsula e investigar se, de fato, trata-se do material radioativo.

Segundo relato inicial, a cápsula estaria ainda intacta. Uma equipe de Goiânia, especializada em produtos perigosos e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estão na cidade para atestar se trata-se do elemento radiológico. Eles utilizarão o detector FAG para medir se existe a presença de radiação ionizante no local.

Acidente Césio-137

Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas por meio de radiações emitidas por uma única cápsula que continha Césio-137. Algumas pessoas morreram e outras ficaram deformadas pelo resto da vida pelo elemento radioativo.