Press "Enter" to skip to content

Posto em Goiânia é autuado por vender mais combustível que o abastecido

Última atualização 25/06/2023 | 13:06

Um posto de combustível localizado no Setor Vila Nova, em Goiânia, foi autuado pelo Procon Goiás por irregularidade na utilização de 5 bicos de abastecimento de etano e gasolina, a chamada “bomba baixa”. De acordo com o órgão, o volume ejetado no tanque do veículo era sempre menor do que o mostrado no visor da bomba.

A ação foi realizada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que constaram três aferições que demostraram fraude. Com isso, o consumidor acabava sendo prejudicado e levava menos combustível do que era pago. Os cinco bicos foram interditados.

Além disso, foi constatado pelos fiscais em flagrante que o combustível era armazenado em caminhões que estavam estacionados no pátio do local, e não em tanques subterrâneos como era recomendado. Foi encontrado no estabelecimento dois caminhões, um que estava vazio e outro com cerca de 5 mil litros de etanol e 5 mil litros de óleo diesel S10. O ato é proibido por lei e considerado perigoso, com risco de provocar acidentes.

O posto continha também outras irregularidades, como não exibir adesivo contendo o CNPJ e o endereço completo do posto revendedor. Também não foi representado pelos representantes do estabelecimento as análises de qualidade do combustível dos últimos seis meses, o que é obrigatório.

O posto foi autuado pelos órgãos de fiscalização, com multa que pode variar de R$ 754 a R$ 11 milhões, dependendo da gravidade, extensão do dano e faturamento da empresa. Os bicos continuarão interditados até que a situação seja regularizada e o posto deve responder em processo junto à ANP.