Pranchas de surfe iluminadas podem proteger contra ataques de tubarão, sugere pesquisa

Cobrir uma prancha de surfe com luzes brilhantes pode parecer um convite aberto para tubarões-brancos, mas uma pesquisa divulgada nesta terça-feira por cientistas australianos revelou que isso pode, na verdade, evitar ataques. A bióloga Laura Ryan explicou que a luz brilhante produzida por essas luzes coloridas distrai os tubarões e os mantém afastados, diminuindo significativamente as chances de um encontro indesejado no mar.

De acordo com o estudo, os tubarões-brancos são criaturas curiosas e são atraídos por movimentos e padrões de contraste. Portanto, ao cobrir a prancha de surfe com luzes brilhantes, os cientistas descobriram que os tubarões são distraídos por esses padrões brilhantes e acabam desviando de sua trajetória em direção ao surfista.

Os pesquisadores também observaram que as luzes brilhantes tornam a prancha de surfe mais visível não apenas para os tubarões, mas também para outros surfistas e barcos nas proximidades, o que aumenta a segurança de quem está no mar. Com essa descoberta inovadora, os surfistas podem se sentir mais seguros ao praticar seu esporte favorito em áreas conhecidas pela presença de tubarões.

A pesquisa foi realizada ao longo de dois anos em diferentes praias da Austrália, onde os ataques de tubarões-brancos são mais comuns. Os resultados foram tão positivos que a técnica das pranchas de surfe com luzes brilhantes já está sendo adotada por algumas escolas de surfe e surfistas profissionais do país.

Laura Ryan ressalta a importância de continuar estudando o comportamento dos tubarões-brancos e buscar maneiras inovadoras de reduzir os riscos de ataques, sem prejudicar a vida marinha. Ela espera que essa descoberta possa abrir caminho para novas tecnologias e estratégias de segurança para surfistas em todo o mundo.

Com essa nova abordagem para evitar ataques de tubarões, a prática do surfe pode se tornar ainda mais segura e acessível para todos os amantes do esporte. Agora, os surfistas podem se aventurar nas ondas com mais tranquilidade, sabendo que estão protegidos pelas luzes brilhantes de suas pranchas.🔔 Siga o canal do Diário do Estado no Whatsapp.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar e diz estar ‘zero’: ‘Gratidão’

Gusttavo Lima diz que está ‘zero’ após deixar hospital: ‘Gratidão’

Cantor ficou internado por causa de ‘desconforto gastrointestinal’. Ele recebeu alta na véspera de Natal.

Gusttavo Lima fez uma postagem nas redes sociais para dizer que está “zero” após deixar o hospital. Segundo a assessoria do cantor, ele recebeu alta na véspera de Natal, após ficar internado devido a um desconforto gastrointestinal – veja nota do hospital na íntegra ao final do texto. O cantor se recupera em casa, em Bela Vista de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia.

“Gratidão a Deus e a cada um de vocês. Zero”, escreveu o cantor.

O sertanejo cancelou o show que faria no Festival Villa Mix no sábado (21) após se sentir mal. Um post nas redes sociais informou que o cantor, que estava passando uma temporada em Miami, nos Estados Unidos, veio ao Brasil exclusivamente para o show que precisou ser cancelado.

LEIA TAMBÉM

ALTA: Gusttavo Lima recebe alta, faz post desejando feliz Natal e viaja a Goiás: ‘Amor e alegria’

AGENDA: Gusttavo Lima deve manter agenda dos próximos shows, diz assessoria

APOIO: Gusttavo Lima diz que apoio lhe deu forças, conforto e esperança durante internação: ‘Profunda gratidão’

Conforme o hospital, o cantor apresentou excelente evolução clínica e está em condições plenas para continuar a recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

CONFIRA A NOTA DO HOSPITAL NA ÍNTEGRA:

O Hospital Vila Nova Star informa que o cantor Gusttavo Lima recebeu alta na manhã desta terça-feira, após concluir com sucesso o tratamento médico ao qual foi submetido.

O paciente apresentou excelente evolução clínica e encontra-se em condições plenas para continuar sua recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

Profa. Dra. Ludhmila Hajjar Chefe da equipe médica

Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff Diretor Clínico

Dr. Daniel Favarão Del Negro Diretor Geral

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp