Prazo para autorregularização do 2º lote de malhas fiscais do ISSQN se encerra em 17 de julho

O prazo para a autorregularização do segundo lote de malhas fiscais do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em Goiânia está se encerrando. Os contribuintes têm até o dia 17 de julho para regularizar pendências e eliminar a responsabilidade por infrações, por meio da denúncia espontânea, sem a incidência de multas punitivas. Além disso, é possível realizar o parcelamento do débito em até 40 vezes.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), implementou o programa de autorregularização do ISSQN com o objetivo de promover a equidade na concorrência entre as empresas estabelecidas na cidade. Essa medida foi estabelecida no Plano Anual de Administração Tributária, lançado em maio.

As notificações do segundo lote de malhas fiscais foram enviadas aos contribuintes que apresentaram divergências entre as notas fiscais eletrônicas de serviços emitidas e as informações de movimentações de cartões de crédito e débito, que foram fornecidas por diversos órgãos, como a Receita Federal.

A presunção de omissão de receita e possível sonegação do ISSQN foi constatada em cinco setores da economia: saúde, beleza, estética, estacionamentos e marcenarias. “O programa de autorregularização foi estabelecido no Plano Anual de Administração Tributária, lançado em maio. A prefeitura implementou um novo sistema de fiscalização para reduzir a sonegação do ISSQN, utilizando cruzamento de dados obtidos e armazenados”, afirma o secretário-executivo da Sefin, Lucas Morais.

Notificações

As notificações do segundo lote podem ser acessadas pelo portal do contribuinte no site da prefeitura (www.goiania.go.gov.br), onde é possível verificar as divergências apontadas. O atendimento para esse caso específico é realizado mediante agendamento nas lojas do Atende Fácil, das 07h às 19h, até o dia 17 de julho.

O contribuinte que receber a notificação e não realizar a autorregularização pode estar sujeito a procedimentos de fiscalização, que podem resultar na lavratura de um auto de infração e na imposição de multas punitivas que podem chegar a até 250% do valor sonegado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp