Segue até a próxima terça-feira, 18, o período de inscrições para participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual) do Governo de Goiás.
O programa prevê a compra e a disponibilização de produtos da agricultura familiar para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Podem participar associações, cooperativas, agricultores e agricultoras familiares. O PAA estimula ainda a participação de assentados e assentadas da reforma agrária, povos indígenas e comunidades tradicionais e da juventude rural.
Para o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, afirma que o PAA se tornou uma importante ferramenta de valorização à agricultura familiar do estado, uma vez que a maioria dos alimentos consumidos são oriundos desta atividade.
“O programa facilita a comercialização dos produtos, além de possuir um caráter social significativo, já que minimiza a vulnerabilidade social de centenas de goianos e possibilita uma remuneração adequada ao que é produzido”, afirma.
PAA 2023
Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater estão percorrendo municípios goianos, desde o início do período de inscrição, para incentivar agricultores familiares a participar do programa.
A força-tarefa promove reuniões em assentamentos, cooperativas e outros espaços comunitários para tirar dúvidas e acelerar cadastros.
O Governo de Goiás vai investir R$ 12 milhões no programa, com limite de pagamento de R$ 15 mil por proposta.
Os cadastros são realizados pelos técnicos da Emater em todas as unidades locais do interior. Para os municípios onde não há escritórios da Agência, equipes se deslocarão para atender a demanda.
O objetivo é fazer com que produtores de todo o estado participem do programa.