Press "Enter" to skip to content

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 4 de maio; saiba como fazer

Última atualização 16/02/2022 | 11:08

Os eleitores têm até 4 de maio para emitir o título de eleitor, regularizar a situação do cadastro ou ainda transferir a cidade de votação para as eleições de 2022. Os prazos são definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger governadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da república. O primeiro turno está agendando para 2 de outubro e o segundo será dia 30 de novembro.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão mudar a seção ou local de votação no período de 18 de julho a 18 agosto, informando o desejo de mudança à Justiça Eleitoral.

Inclusive, a Justiça Eleitoral analisa se a biometria será usada nas eleições de 2022. A decisão depende do cenário pandêmico. De qualquer forma, o cadastro biométrico dos eleitores continua suspenso, por enquanto.

Regularize o título de eleitor pela internet

Brasileiros que têm 16 anos ou mais já podem emitir o título de eleitor. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório. O documento pode ser emitido pelo sistema Título Net, do TSE, selecionando a opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor”. Depois de preencher os dados e enviar fotos do documento de identificação, é possível acompanhar a tramitação do pedido na guia “Acompanhar requerimento”.

Para transferir o local de votação, o eleitor deve acessar também o sistema Título Net, enviando fotos de documento de identificação e comprovantes de residência, de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se existirem) e de quitação do serviço militar (para homens de 18 a 45 anos de idade).

No aplicativo e-Título, é possível resolver pendências junto à Justiça Eleitoral. Os eleitores que não votaram e não justificaram por três pleitos consecutivas têm o título cancelado. Outra forma de regularização é ir pessoalmente até um cartório eleitoral. Clique aqui para conferir os endereços. A situação cadastral pode ser checada pelo portal do TSE.