O pedido de adiantamento é inicialmente feito pelas instituições
O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado novamente para o dia 25 de maio. Esta é a segunda mudança na data de entrega. Inicialmente eles seriam renovados somente até o dia 30 de Abril e depois a data passou para esta quinta-feira (10), devido as instabilidades registradas no sistema SisFies causadas pelo grande número de acessos.
Dessa vez, a oportunidade foi dada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em nota do Ministério da Educação, o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, adiverte que: “É importante que todos os estudantes façam o aditamento o quanto antes”. Neste semestre, a previsão é de renovar 1,1 milhão de contratos.
O pedido de adiantamento é inicialmente feito pelas instituições, mas caso haja alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante deve levar a documentação para o agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para finalizar a renovação. Já nos contratos simplificados, ela será formalizada a partir da validação do estudante no sistema.