Prazo para solicitar carteira estudantil 2024 em Fortaleza: 13/12/2024

Prazo para solicitar a carteira estudantil 2024 termina em 13 de dezembro

A carteira estudantil que será válida em 2025 poderá ser solicitada a partir de janeiro. Os estudantes de Fortaleza têm até a próxima sexta-feira (13) para solicitar a carteira estudantil 2024. O processo pode ser feito de forma on-line, através da plataforma Identidade Estudantil, ou presencialmente nos postos de atendimento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Já os estudantes da rede privada devem estar atentos ao prazo de pagamento dos boletos, que encerra no dia 16 de dezembro, para que os pedidos sejam confirmados. Até o momento, foram confeccionadas 286 mil carteiras estudantis em 2024, documento que garante acesso ao passe livre e à tarifa estudantil no transporte público da cidade.

Com o fim do prazo de solicitação, entre os dias 14 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, os atendimentos para emissão de carteiras estudantis serão suspensos para atualização do sistema. O serviço será retomado no dia 2 de janeiro de 2025, quando também serão aceitas solicitações da 2ª via da carteira 2024 e os pedidos para as carteiras de 2025.

Desde o dia 9 de dezembro, os estudantes que precisam de atendimento devem buscar as centrais descentralizadas, especialmente a nova unidade no Terminal Parangaba, localizada próximo à casa lotérica. A central opera de segunda a sexta, das 8h às 16h45, mediante agendamento prévio pelo site da Etufor. Nesta unidade, estão disponíveis serviços como solicitação e retirada de carteiras estudantis (1ª e 2ª via), captura de biometria facial, solicitação do Bilhetinho e do Bilhete Único, além de bilhetes para idosos e pessoas com mobilidade reduzida não aparente.

Além do Terminal Parangaba, os serviços de emissão da carteira estudantil podem ser realizados nos seguintes postos: Vapt Vupt Centro, Messejana, Antônio Bezerra e Papicu, Central de Atendimento no Shopping RioMar Kennedy, Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e Terminal Aberto Washington Soares (TWS). A sede da Etufor no bairro Passaré não realizará atendimentos para este serviço.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ceará lidera no hábito de leitura no Nordeste, revela pesquisa 2024

Ceará é o único estado do Nordeste em que a maioria da população lê livros, diz estudo

A 6ª edição do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil” aponta que 54% dos entrevistados do Ceará leram pelo menos um livro nos últimos três meses. No Nordeste, o Ceará foi o único estado onde a maior parte da população teve esse hábito, destacando-se acima da média nacional em termos de leitura.

Enquanto o Nordeste viu uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em relação à pesquisa anterior, o Ceará manteve um bom índice de leitura, com resultados positivos no acesso à literatura.

O estado se destaca por ter ficado atrás apenas de Santa Catarina na proporção de leitores no Brasil, demonstrando um cenário favorável em termos de hábito de leitura na região nordestina. A pesquisa abrange a leitura de livros impressos e digitais, sem restringir gêneros, incluindo obras didáticas, bíblias e religiosas.

O levantamento revela que no Nordeste, a leitura de livros nos últimos três meses foi mais expressiva no Ceará, seguido por Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente. A frequência de leitura e acesso aos livros é predominantemente realizado por meio de aquisições em lojas físicas e virtuais, contrapondo a queda na média nacional de leitura nos últimos levantamentos.

A pesquisa “Retratos da Leitura” conduzida pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) entrevistou 5.504 pessoas em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024, retratando o comportamento do leitor brasileiro. O Ceará também se destaca por ter a maior proporção de pessoas que leram algum livro nos últimos 12 meses, bem como por figurar na lista dos livros mais marcantes para os brasileiros, com a obra de José de Alencar, ‘Iracema’, como uma das mais citadas.

Na mesma linha, o Ceará lidera o ranking do Nordeste ao incentivar a leitura de livros indicados pela escola e pela leitura de livros de literatura por vontade própria. A frequência de leitura de livros tem proporções semelhantes no estado, com destaque para a preferência pela leitura de livros por vontade própria.

Em suma, o cenário da leitura no Ceará reflete um panorama positivo em meio a um país que está lendo menos. Com resultados animadores em termos de acesso, frequência e hábito de leitura, o estado se consolida como um exemplo de incentivo à cultura leitora, fomentando o interesse e a prática da leitura na região nordestina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp